G.R.S, 69 anos, sexo feminino e portadora de carcinoma endo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2067890 Medicina
G.R.S, 69 anos, sexo feminino e portadora de carcinoma endometriode de endométrio há 8 meses. pMMR. MSS. HER-2 negativo.
Ao diagnóstico apresentava doença metastática para linfonodos e fígado, optou-se por tratamento sistêmico baseado em Carboplatina e Paclitaxel por um curso de 6 ciclos. Concluiu o tratamento há 3 meses, com doença estável em reavaliação ao final do tratamento. Entretanto, apresenta progressão de doença em um RECIST atual. Paciente com ECOG 1, com discreta dor abdominal.

Sobre o caso acima, assinale a alternativa correta
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra C, devido ao perfil da paciente (pMMR, MSS, HER-2 negativo) e ao fato de que ela progrediu apenas 3 meses após o término do tratamento sistêmico com Carboplatina e Paclitaxel. Nesse caso, a melhor opção seria trocar o tratamento para uma terapia-alvo, como Pembrolizumabe e Levatinibe, que tem mostrado resultados positivos em pacientes com carcinoma de endométrio avançado. A opção de reiniciar o esquema prévio de Carboplatina e Paclitaxel não é recomendada, pois a paciente já apresentou progressão de doença durante esse tratamento. A opção B também não é a melhor escolha, pois Nivolumabe e Cabozantinibe não são terapias de primeira linha para esse tipo de câncer e não têm indicação específica para essa paciente. A opção D também não é a melhor escolha, pois citotóxicos como gencitabina, doxorrubicina ou topotecano têm eficácia limitada em pacientes com carcinoma de endométrio avançado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo