Assinale a opção que indica a conduta correta no trauma de f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2040235 Medicina
Assinale a opção que indica a conduta correta no trauma de face, nas diferentes situação relacionadas a seguir.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na situação apresentada na questão, a conduta correta seria a alternativa B: quando há lesão do nervo facial, se o reparo primário do nervo não for possível, deve-se proceder à enxertia nervosa imediata. Isso porque o nervo facial é responsável por controlar os músculos da face, e sua lesão pode resultar em deformidades e paralisias faciais. A enxertia nervosa é um procedimento que visa a reparação do nervo lesado utilizando um enxerto de outro nervo do corpo, permitindo a recuperação da função muscular e prevenindo sequelas permanentes. É importante lembrar que o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para o sucesso do tratamento e a prevenção de complicações.

A ALTERNATIVA CORRETA É: B - Quando há lesão do nervo facial, se o reparo primário do nervo não for possível, deve-se proceder à enxertia nervosa imediata.

ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:

  • (A) A laceração do duto parotídeo pode resultar em sialocele, que deve ser tratada cirurgicamente, de maneira imediata ao diagnóstico.
  • Incorreta. A sialocele, acúmulo de saliva devido à lesão do duto parotídeo, geralmente é tratada inicialmente com drenagem e medidas conservadoras. Intervenção cirúrgica imediata nem sempre é necessária, sendo considerada apenas se o tratamento conservador falhar.
  • (C) Deve-se suspeitar de lesão do duto parotídeo, quando há injúria do ramo zigomático do nervo facial e tratá-la imediatamente.
  • Incorreta. Lesões do duto parotídeo e do ramo zigomático do nervo facial não estão diretamente correlacionadas. A lesão do duto parotídeo pode ocorrer por lacerações faciais em áreas específicas, mas sua abordagem imediata não é indicada, salvo em casos de falha do tratamento conservador.
  • (D) Em caso de suspeita da lesão do nervo facial, deve-se aguardar 48 horas para abordagem, iniciando-se antibioticoterapia venosa imediata, já que a infecção é a principal causa de falha cirúrgica.
  • Incorreta. A infecção não é a principal causa de falha cirúrgica na reparação do nervo facial. A intervenção no nervo facial deve ser feita de forma oportuna, especialmente quando há possibilidade de reparo primário, sendo preferível não atrasar a abordagem.
  • (E) A laceração de um ramo bucal costuma ser, clinicamente, aparente, porém irreversível devido às poucas interconexões.
  • Incorreta. Embora a lesão dos ramos bucais do nervo facial possa causar impacto funcional, esses ramos possuem interconexões, e a lesão nem sempre é irreversível. Há casos em que a recuperação funcional parcial ou completa é possível.

EM RESUMO:

A conduta adequada para lesão do nervo facial em trauma de face, quando o reparo primário não é possível, é proceder com enxertia nervosa imediatamente. As demais opções contêm informações incorretas sobre o manejo de lesões faciais e dos nervos faciais, como o manejo inicial de sialocele e as interconexões dos ramos bucais.

PONTOS CHAVE:

  • Reparo do nervo facial, quando necessário, deve ser feito com enxertia nervosa na impossibilidade de reparo primário.
  • O tratamento de sialocele frequentemente envolve medidas conservadoras antes de considerar intervenção cirúrgica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo