Marque a opção que encerra ideia de adversidade.
Yoga
Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5.000 anos. Não obstante, figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união, pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.
[...]
O Yoga atua em todos os níveis do nosso ser: físico, mental e emocional. Mas o que torna o Yoga único é o fato de ele não apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear os órgãos internos e as glândulas. Ele coordena o sistema respiratório com o corpo físico, relaxa os músculos e amente, estimula a circulação e aumenta a provisão de oxigênio em todos os tecidos. As costas, peito, sistema digestivo e pulmões são os mais beneficiados pelos exercícios e o resultado é que o processo de enrijecimento devido à inatividade, o cansaço, a postura incorreta e o envelhecimento é revertido. A prática regular do Yoga garante uma qualidade de vida muito melhor, livre dos efeitos nocivos da correria e da tensão do cotidiano.
Disponível em:<http://www.yogasite.com.br
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Coordenada Explicativa
b) Subordinada Aditiva
c) Subordinada Final
d) Subordinada Causal
e) Coordenada Adversativa
Gabarito: E)
A questão ao solicitar " a opção que encerra ideia de adversidade", pede a oração que apresente ideia de CONCESSÃO.
A CONCESSÃO trata do fato que se opõe a ideia principal, mas não tem a capacidade de impedi-la/ eliminá-la/ desminti-la.
A conjunção concessiva inicia a oração com "argumento mais fraco". Ou seja, apesar daquela ideia, o fato anterior segue acontecendo.
Ex: Apesar da chuva, sairei com meus amigos. --> O. Subordinada Adverbial Concessiva
(Se fosse adversativa, a chuva seria a ideia mais forte, veja: Quero sair, mas está chovendo)
LOGO:
"Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5.000 anos. Não obstante, figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente."
Sentido: apesar da yoga/ não obstante a yoga tenha surgido há mias de 5.000 anos, ela ainda figura como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente.
GABARITO: LETRA E
B) “...apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear...” >>> não só alongar, mas também massagear. (locução conjuntiva coordenativa aditiva --- não só...mas também.
E) “Não obstante, figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico...”. >>> temos uma conjunção coordenativa adversativa.
Força, guerreiros(as)!!
Gabarito: E
A palavra "encerrar" no enunciado significa:
conter em si, incluir, compreender.
"sua carta encerra elogios a mim"
Não Obstante é uma Conjunção Adversativa
PS: Para ser Concessiva teria que vir acompanhada de um verbo no subjuntivo
Ex: Não obstante possuísse...
ÊÊÊ banquinha medonha (irmã da FGV)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo