A respeito das diferentes modalidades de imagem digital, jul...
As técnicas que empregam radiação X podem ser realizadas com mesmo kV e mAs, independentemente da região anatômica, uma vez que a escolha correta do janelamento e o controle de contraste e brilho são suficientes para a produção de imagens adequadas para o diagnóstico médico.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - Errado
A questão aborda um aspecto crucial da radiologia digital: a relação entre os parâmetros técnicos de aquisição de imagem, como kV (quilovoltagem) e mAs (miliamperagem-segundo), e o resultado visual da imagem médica obtida. A afirmação sugere que as técnicas que utilizam radiação X podem ser realizadas com os mesmos valores de kV e mAs para qualquer região anatômica, confiando apenas no janelamento e ajustes de contraste e brilho para adequar a imagem para diagnóstico.
Por que a alternativa é "Errado":
Embora o janelamento e a manipulação de contraste e brilho sejam ferramentas poderosas na era digital para melhorar a visualização de imagens radiológicas, elas não substituem a necessidade de ajustar os parâmetros de exposição, como kV e mAs, que são fundamentas para a qualidade da imagem. Cada região anatômica possui diferentes densidades e espessuras, o que exige ajustes específicos nesses parâmetros para garantir a adequada penetração e contraste das estruturas.
O kV afeta a penetração dos raios X e o contraste da imagem; portanto, regiões mais densas, como o abdômen, requerem um kV maior em comparação com regiões menos densas, como o pulmão. O mAs controla a quantidade de radiação emitida. Ajustes adequados de mAs são essenciais para evitar ruído excessivo na imagem e garantir que a dose de radiação ao paciente seja a mais baixa possível para uma imagem diagnóstica.
Portanto, afirmar que a escolha do janelamento e o controle de contraste e brilho são suficientes, independentemente do ajuste de kV e mAs, está incorreto. Cada exame deve ser adaptado em função das características específicas da região anatômica e da condição clínica do paciente para garantir a qualidade diagnóstica da imagem e a segurança do paciente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Imagine usar o mesmo kV e mAs de uma radiografia de tórax para uma radiografia do Hálux.
Imaginou? Pronto.
Gabarito:E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo