A liberação modificada de um ativo a partir da sua forma fa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2316095 Farmácia
A liberação modificada de um ativo a partir da sua forma farmacêutica para administração oral, reduz a frequência de administração das doses, prolonga a ação de fármacos e mantém o nível terapêutico com o mínimo de flutuação.
A figura a seguir representa diferentes perfis de concentração plasmática versus tempo para fármacos formulados em diferentes sistemas, na forma de comprimidos ou cápsulas. 

Imagem associada para resolução da questão


Relacione os números dos perfis à sua respectiva descrição.
( ) Pode ser obtido com o revestimento do comprimido/cápsula com substância cuja dissolução é pH dependente.
( ) Pode ser obtido com comprimido, cujo núcleo contém o fármaco e é circundado por uma membrana semipermeável, perfurada por um pequeno orifício. Após a ingestão, água penetra no orifício e libera o fármaco por pressão osmótica.
( ) Pode ser obtido com auxílio de hidrocoloides, que incham após a ingestão liberando o fármaco por meio de sucessivas camadas formadas por absorção de água. São disponibilizadas duas doses do fármaco, a primeira de liberação imediata e, a segunda, dose de manutenção.
( ) Pode representar os comprimidos mastigáveis, efervescentes, sublinguais e bucais.
( ) Pode ser formulado para ter duas ou mais doses do fármaco, com maior duração da ação e substituindo os comprimidos convencionais.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda aspectos da liberação modificada de um fármaco, a partir da sua forma farmacêutica para administração oral. 


De acordo com a Farmacopeia Brasileira (2019), a liberação modificada pode ser prolongada ou retardada; e são obtidas por meio de um desenho de formulação especial e/ou método de fabricação, geralmente em comprimido ou cápsula, mas podendo ser também, por exemplo, em pó para suspensão injetável, suspensão e granulado.


A liberação prolongada possibilita pelo menos uma redução na frequência de dose quando comparada com o medicamento apresentado na forma de liberação convencional.


Já a liberação retardada apresenta uma liberação retardada do princípio ativo. Por exemplo, as preparações gastrorresistentes são consideradas formas de liberação retardada, pois são destinadas a resistir ao fluido gástrico e liberar o princípio ativo no fluido intestinal. 


A questão em apreço fornece uma figura que representa diferentes perfis de concentração plasmática versus tempo para fármacos formulados em diferentes sistemas, na forma de comprimidos ou cápsulas. 







Solicita relacionar os números dos perfis à sua respectiva descrição.


( 3 ) Pode ser obtido com o revestimento do comprimido/cápsula com substância cuja dissolução é pH dependente.

Observe que o número do perfil 3 apresenta, inicialmente, a liberação do fármaco é limitada devido ao revestimento resistente à dissolução em condições gástricas. Após certo tempo, quando atinge o ambiente alcalino do intestino, por exemplo, o revestimento se dissolve, resultando em uma liberação mais rápida e maior absorção do fármaco, com a formação do pico característico representado na figura.


( 2 ) Pode ser obtido com comprimido, cujo núcleo contém o fármaco e é circundado por uma membrana semipermeável, perfurada por um pequeno orifício. Após a ingestão, água penetra no orifício e libera o fármaco por pressão osmótica.

Observe que o número do perfil 2 apresenta inicialmente, há uma liberação mais rápida do fármaco, seguida por uma liberação controlada, evidenciando um extenso platô, provavelmente devido à entrada gradual de solvente através do orifício, mantendo uma taxa constante de liberação ao longo do tempo, o que pode manter as concentrações plasmáticas dentro da zona terapêutica por um período prolongado.


( 5 ) Pode ser obtido com auxílio de hidrocoloides, que incham após a ingestão liberando o fármaco por meio de sucessivas camadas formadas por absorção de água. São disponibilizadas duas doses do fármaco, a primeira de liberação imediata e, a segunda, dose de manutenção.

Observe que o número do perfil 5 apresenta inicialmente, uma maior liberação do fármaco, seguida pelo inchamento dos hidrocoloides, proporcionando uma liberação mais lenta, regressivamente controlada ao longo do tempo, o que pode manter concentrações plasmáticas adequadas com uma combinação de liberação imediata e controlada.


( 1 ) Pode representar os comprimidos mastigáveis, efervescentes, sublinguais e bucais.

Observe que o número do perfil 1 apresenta rápida absorção e início rápido de ação, resultando em concentrações plasmáticas elevadas, logo após a administração, em um curto período de tempo. Neste caso, comprimidos mastigáveis, efervescentes, sublinguais e bucais podem atingir rapidamente níveis terapêuticos, sendo apropriado para situações em que uma resposta rápida é necessária.


( 4 ) Pode ser formulado para ter duas ou mais doses do fármaco, com maior duração da ação e substituindo os comprimidos convencionais.

Observe que o número do perfil 4 aresenta uma liberação controlada ao longo do tempo, mantendo concentrações plasmáticas eficazes por um período estendido, podendo manter níveis terapêuticos por um período prolongado, permitindo uma dosagem menos frequente, ou seja, menos doses administradas ao longo do tempo, em comparação com os comprimidos convencionais.


Portanto, a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada, é “3 – 2 – 5 – 1 – 4", como especifica a alternativa A.


GABARITO DO PROFESSOR: A.

GABARITO DA BANCA: A.


REFERÊNCIA


Farmacopeia Brasileira, 6ª edição - Volume I. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília, 2019.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo