A Portaria nº 2616, de 12 de maio de 1998, considerando que ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2015 - FMS - Enfermeiro ESF |
Q602378 Enfermagem
A Portaria nº 2616, de 12 de maio de 1998, considerando que as infecções hospitalares constituem risco significativo à saúde dos usuários e que sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação de assistência hospitalar, da vigilância sanitária e outras, tomadas no âmbito do Estado, do Município e de cada hospital, no que diz respeito ao seu funcionamento, cabendo à CCIH do hospital, as seguintes medidas, EXCETO,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa C é a correta na questão apresentada, pois nela está descrita uma função que não é de responsabilidade da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Vamos analisar o motivo:

Alternativa A: A adequação, implementação e supervisão das normas e rotinas técnico-operacionais são realmente parte das atribuições da CCIH. Essas ações são fundamentais para garantir a eficácia das políticas de prevenção e controle das infecções hospitalares.

Alternativa B: A capacitação de funcionários e profissionais é uma tarefa essencial para a CCIH. Sem o treinamento adequado, as práticas de prevenção e controle de infecções hospitalares podem ser comprometidas.

Alternativa C: O estímulo ao uso de antimicrobianos e germicidas de forma indiscriminada não é uma prática recomendada. Na realidade, a CCIH deve trabalhar na racionalização do uso desses agentes para evitar problemas como a resistência bacteriana. Esta alternativa descreve uma prática incorreta e, portanto, não é uma atribuição da CCIH.

Alternativa D: A elaboração e divulgação de relatórios, além de comunicar a situação do controle de infecções, são responsabilidades da CCIH. Esses relatórios são essenciais para manter a transparência e promover discussões que possam levar a melhorias nos protocolos institucionais.

Alternativa E: A realização de investigação epidemiológica de casos e surtos é uma das funções mais importantes da CCIH. Isso permite a implementação de medidas de controle adequadas e imediatas para minimizar a propagação de infecções.

Portanto, a alternativa C é a única que descreve uma ação que não é responsabilidade da CCIH, justificando assim a escolha correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(Errada) O estimulo de uso de antimicrobiano ,germicidas e matérias médico-hospitalares para melhor controle da infecção. 

Não se deve estimular o uso de antimicrobianos pois o uso indiscriminado deste pode levar a quadros de microorganismos multiresistentes.

Portaria nº 2616, de 12 de maio de 1998

 

 COMPETÊNCIAS

 

3. A CCIH do hospital deverá:

3.1.4 - uso racional de antimicrobianos, germicidas e materiais médico-hospitalares;

NAAAAAAAAão se deve estimular o uso de antimicrobianos pois o uso indiscriminado deste pode levar a quadros de microorganismos multiresistentes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo