“A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFM-M) foi uma solução d...
“A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFM-M) foi uma solução de engenharia e um problema de geografia. O problema da linha foi solucionado, mas transformou-se numa falha econômica. Hoje, as silenciosas locomotivas, os trilhos enferrujados, e as sepulturas de milhares de trabalhadores que morreram para construir a linha permanecem como símbolo do esforço do homem contra as forças da natureza. A ferrovia é também um testemunho dos sonhos desfeitos dos ingleses e dos empresários americanos que pensavam que a estrada de ferro poderia dar lucro.”
(COOPER, Martin – História Viva, coleção Caminhos do Trem).
Em relação à Estrada Madeira-Mamoré é correto afirmar que:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Alternativa correta: E
A alternativa E está correta ao afirmar que, após a falência dos ingleses, o norte-americano Farquhar assumiu as obras da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, construindo na cidade de Porto Velho hospitais e residências seguras para seus funcionários, minimizando assim a grande mortalidade dos trabalhadores. Farquhar fez significativas melhorias nas condições de vida dos trabalhadores, tentando reduzir as adversidades impostas pela construção da ferrovia na densa e insalubre Floresta Amazônica.
Alternativas incorretas:
A - A alternativa A está incorreta porque a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi construída no início do século XX, e não no século XIX. Além disso, o ciclo do cacau não foi o principal motor econômico da região; foi, na verdade, o ciclo da borracha que impulsionou tal empreendimento.
B - A alternativa B está incorreta porque o objetivo principal da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré não era proporcionar melhores condições de vida ao povo da Floresta Amazônica. O verdadeiro objetivo era facilitar o escoamento da produção de borracha e outras mercadorias, conectando a região aos mercados mundiais, principalmente os dos Estados Unidos e Europa.
C - A alternativa C está incorreta porque os primeiros quilômetros da construção da ferrovia não ocorreram no Estado do Acre, mas sim em Rondônia. Além disso, o coronel George Church não foi o responsável pelo início da construção, embora tenha sido um dos engenheiros envolvidos nos primeiros esforços de construção da ferrovia.
D - A alternativa D está incorreta porque não houve total controle das doenças tropicais, especialmente a malária. Pelo contrário, a construção da ferrovia foi marcada por uma alta taxa de mortalidade entre os trabalhadores, principalmente devido à malária e outras doenças tropicais. Os prazos do projeto foram frequentemente descumpridos justamente por esses problemas de saúde.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
após falência dos ingleses, Farquhar (norte americano), assume as obras da estrada, construindo na cidade de Porto Velho hospitais e residências seguras para os seus funcionários, minimizando assim a grande mortalidade dos trabalhadores.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo