A bronquiolite é definida como um episódio agudo de sibilâ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2541078 Fisioterapia
A bronquiolite é definida como um episódio agudo de sibilâncias que ocorre no contexto de um quadro respiratório, de origem normalmente viral, que afeta principalmente os lactentes. A evidência sugere bons resultados das técnicas de fisioterapia, nomeadamente desobstrução rinofaríngea retrógrada (DRR), expiração lenta e prolongada (ELPr) e aumento do fluxo expiratório (AFE) ou tosse provocada (TP), na permeabilização das vias aéreas, na promoção da higiene brônquica e no conforto e na recuperação das funções de pacientes com bronquiolite. A respeito disso, assinale a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

Vamos entender o tema da questão. A bronquiolite é uma infecção respiratória aguda, comum em lactentes, geralmente causada por vírus. Os principais sintomas incluem sibilância e dificuldade respiratória, que podem ser aliviados por técnicas de fisioterapia respiratória, como a Expiração Lenta e Prolongada (ELPr), a Desobstrução Rinofaríngea Retrógrada (DRR) e o Aumento do Fluxo Expiratório (AFE).

Agora, vamos analisar cada alternativa:

A - AFE, com aumento do fluxo expiratório rápido: esta alternativa é a correta. O objetivo do AFE é promover a progressão das secreções dos brônquios de médio calibre para os de grande calibre, aumentando o fluxo aéreo expiratório nos primeiros troncos brônquicos e traqueia, em alta velocidade. Essa descrição está correta e de acordo com as técnicas utilizadas para desobstruir as vias aéreas.

B - DRR consiste em uma técnica aplicada de forma ativa em lactentes: esta afirmação é incorreta. A DRR é uma técnica passiva onde o fisioterapeuta realiza a manobra, geralmente para ajudar na remoção de secreções nas vias aéreas superiores.

C - AFE, com aumento do fluxo expiratório rápido: esta descrição está incorreta. A expiração lenta e prolongada (ELPr) é na verdade a técnica que mobiliza as secreções dos pequenos brônquios até as vias aéreas proximais, através de uma expiração lenta e prolongada, e não o AFE.

D - ELPr é uma técnica ativa de ajuda expiratória: isso está correto em parte. A ELPr é uma técnica passiva, onde a pressão manual é aplicada pelo fisioterapeuta no tóraco-abdominal do paciente, geralmente no final de uma expiração espontânea, mas não prossegue até o volume residual. Portanto, a descrição não está totalmente precisa.

E - ELPr é indicada na doença do refluxo gastroesofágico: esta alternativa está incorreta. A ELPr é uma técnica usada para melhorar a ventilação e mobilização de secreções nas vias aéreas, e não é indicada especificamente para a doença do refluxo gastroesofágico. Na verdade, aplicar pressão abdominal durante essa técnica poderia exacerbar os sintomas de refluxo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

AFE– Aceleração do fluxo expiratório: é uma manobra desobstrutiva e desinsuflante que mobiliza a caixa torácica por meio de compressão do tórax na fase expiratória. A AFE tem por objetivo promover o aumento do fluxo aéreo expiratório na traquéia e primeiros troncos brônquicos à grande velocidade (AFE rápida), ou em brônquios mais profundos, por gerar baixo fluxo e baixo volume pulmonar para permitir a eliminação de secreções mais distais (AFE lenta). Essa técnica procura esvaziar passivamente os pulmões de secreções através do aumento significativo do aumento do fluxo expiratório. Seu uso é comum em pacientes pediátricos. Deve ser realizada durante a expiração, com as duas mãos posicionadas na direção dos movimentos anatômicos dos arcos costais.



Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo