A mais nova atualização do Prehospital Trauma Life Support ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1984954 Enfermagem
A mais nova atualização do Prehospital Trauma Life Support (PHTLS) apresenta nova sequência dos passos para o atendimento pré-hospitalar em caso de trauma. Assinale a opção correta a respeito desses passos. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Prehospital Trauma Life Support  (PHTLS), ou Atendimento Pré-hospitalar ao Traumatizado, engloba sistematizações no atendimento ao paciente vítima de trauma no ambiente pré-hospitalar, atualizados a cada quatro anos pelas instituições norte-americanas National Association of Emergency Medical Technicians (NAEMT) em cooperação com o American College of Surgeons (ACS).  Entre as atualizações do PHTLS 9ª edição, a mais significativa é o X no ABCDE do trauma, que passou a ser XABCDE. O X aborda a questão do sangramento exsanguinante.O X vem se somar às demais letras do ABCDE, que representam: A – Via aérea e estabilização da coluna cervical; B – Respiração; C – Circulação; D – Incapacidade; E – Exposição.

A) Incorreta- A alternativa propõe Circulação – manutenção da ressuscitação cardiopulmonar, estando incorreta, a circulação é a pesquisa por hemorragia são os principais parâmetros de análise.  O “C" circulação refere-se a hemorragias internas, onde deve-se investigar perdas de volume sanguíneo não visível, analisando os principais pontos de hemorragia interna no trauma (pelve, abdômen e membros inferiores), avaliando sinais clínicos de hemorragia como: tempo de enchimento capilar lentificado, pele fria e pegajosa e comprometimento do nível e qualidade de consciência.

B) Incorreta- A alternativa propõe  Exsanguinação – avaliação do nível de consciência, padrão pupilar e outros sinais, estando incorreta,  exsanguinação refere-se a contenção de hemorragia externa grave deve ser feita antes mesmo do manejo das vias aérea uma vez que, epidemiologicamente, apesar da obstrução de vias aéreas ser responsável pelos óbitos em um curto período de tempo, o que mais mata no trauma são as hemorragias graves.

C) Incorreta- A alternativa propõe  Vias aéreas – avaliação da respiração (frequência, movimentos torácicos, entre outros sinais), estando incorreta, nas vias aéreas, o socorrista deve analisar se a respiração está adequada e se atentar para: frequência respiratória, inspeção dos movimentos torácicos, cianose, desvio de traquéia e observação da musculatura acessória. Para tal, é necessário expor o tórax do paciente, realizar inspeção, palpação, ausculta e percussão. É preciso, também, verificar se a respiração é eficaz e se o paciente está bem oxigenado.

D) Incorreta- A alternativa propõe  Deficiência/Incapacidade – exposição da vítima e sua privacidade, estando incorreta, estando incorreta, A letra D, são feitas análises do nível de consciência, tamanho e reatividade das pupilas, da presença de hérnia cerebral e dos sinais de lateralização, bem como do nível de lesão medular.

E) Correta - Conforme Prehospital Trauma Life Support  (PHTLS) a Letra E representa Exposição – No E, a análise da extensão das lesões e o controle do ambiente com prevenção da hipotermia são as principais medidas realizadas. O socorrista deve analisar, entre outros pontos, sinais de trauma, sangramento e manchas na pele.


Gabarito: Letra E


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra E - correta

(X) Exsanguinação: a contenção de hemorragia externa grave deve ser feita antes mesmo do manejo das vias aérea;

(A) Vias aéreas e proteção da coluna vertebral: avaliação das vias aéreas e proteção da coluna cervical;

(B) Boa Ventilação e Respiração: análise da respiração, para verificar se está adequada e atenção para: frequência respiratória, inspeção dos movimentos torácicos, cianose, desvio de traqueia e observação da musculatura acessória;

(C) Circulação com Controle de Hemorragias: a circulação e a pesquisa por hemorragia são os principais parâmetros de análise. A diferença entre o “X” e o “C” é que o X se refere a grandes hemorragias externas. Já o “C”, a hemorragias internas, onde deve-se investigar perdas de volume sanguíneo não visível;

(D) Disfunção Neurológica: análises do nível de consciência, tamanho e reatividade das pupilas, da presença de hérnia cerebral e dos sinais de lateralização, bem como do nível de lesão medular;

(E) Exposição Total do Paciente: análise da extensão das lesões e o controle do ambiente com prevenção da hipotermia. O socorrista deve analisar, entre outros pontos, sinais de trauma, sangramento e manchas na pele.

“Entre as atualizações do PHTLS 9ª edição, a mais significativa é o X no ABCDE do trauma, que passou a ser XABCDE. O X aborda a questão do sangramento exsanguinante, ou seja, neste item da sistematização ensinamos aos profissionais como fazer a identificação e a contenção eficiente de um sangramento externo grave”

O X vem se somar às demais letras do , que representam:

A – Via aérea e estabilização da coluna cervical;

B – Respiração;

C – Circulação;

D – Incapacidade;

E – Exposição.

FONTE: FMUSP

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo