Os efluentes sanitários são compostos por um conjuntode parâ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2005089 Meio Ambiente
Os efluentes sanitários são compostos por um conjunto de parâmetros de natureza física, química e biológica, cuja composição e teores podem ocasionar impactos significativos quando são dispostos sem o devido tratamento nos corpos de água receptores.
Considerando-se que os tipos de tratamentos de efluentes podem ser classificados de acordo com a natureza dos parâmetros a serem removidos nas unidades que compõe os sistemas, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C.

Vamos entender o motivo dessa escolha e discorrer sobre os tratamentos de efluentes para que você compreenda bem o conteúdo.

Tratamentos de Efluentes:

Os efluentes sanitários necessitam de tratamento adequado antes de serem lançados nos corpos d'água, com o objetivo de evitar impactos ambientais significativos. Esses tratamentos são geralmente classificados em preliminar, primário, secundário e terciário, conforme a natureza dos parâmetros a serem removidos.

Tratamento Preliminar:

Esse estágio envolve a remoção de materiais grosseiros, como plásticos, madeiras e outros detritos. Estruturas como grades e desarenadores são comumente utilizadas aqui. Portanto, a alternativa A está incorreta ao afirmar que o tratamento preliminar remove material orgânico em filtros biológicos percoladores (que pertencem ao tratamento secundário).

Tratamento Primário:

Consiste na remoção física de sólidos sedimentáveis e parte da matéria orgânica em suspensão. Ele é realizado em tanques de sedimentação, onde ocorre a separação do lodo. A alternativa B está incorreta, pois menciona desarenadores, que são parte do tratamento preliminar.

Tratamento Secundário:

O tratamento secundário é crucial para a remoção de matéria orgânica dissolvida e coloidal. Técnicas biológicas, como os reatores biológicos de lodos ativados, são utilizadas para essa finalidade. Esses reatores promovem a degradação biológica da matéria orgânica, resultando em uma significativa redução da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Dessa forma, a alternativa C está correta ao descrever esse processo.

Tratamento Terciário:

Destina-se à remoção de poluentes específicos que os estágios anteriores não conseguiram eliminar, como nutrientes (nitrogênio e fósforo), metais pesados, e patógenos. Este tratamento pode envolver processos físicos, químicos e biológicos mais avançados. Logo, a alternativa D está incorreta ao dizer que este estágio remove sólidos grosseiros, o que é função do tratamento preliminar.

Reforçando, a alternativa C é a correta porque descreve com precisão o tratamento secundário, que utiliza reatores biológicos de lodos ativados para a remoção significativa de DBO.

Espero que essa explicação ajude a consolidar seu entendimento sobre os processos de tratamento de efluentes e a importância de cada estágio. Qualquer dúvida adicional, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo