“Em virtude de um certo orgulho nativista, talvez por que o ...
“Em virtude de um certo orgulho nativista, talvez por que o termo serão lhes dê a ideia de zona sêca e estéril, acham que sua terra, muito bonita e fértil, não deve incluir-se naquela designação. O Cariri é lindo e rico, não pode ser sertão.
Ufanam-se de suas águas correntes, suas paisagens verdejantes nos mais rigorosos estios, suas fronteiras, seus brejos, o habitat, por excelência, da cana de açúcar, suas palmeiras erectas como sentinelas em torno de suas cidades e vilas, etc.” (PINHEIRO, Irineu. O Cariri. Fortaleza: Edições URCA/UFC, 2010, p. 7) Sobre o processo de ocupação da região do Cariri, é correto afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão referente à ocupação da região do Cariri. A alternativa D é a correta. Ela menciona que, entre os séculos XVIII e XIX, a expansão da riqueza no Cariri gerou uma elite local que se envolveu no movimento republicano de 1817, com uma figura notável da tradição local, Dona Bárbara de Alencar, como uma das líderes. Esse movimento foi um levante importante no contexto da história republicana do Brasil, demonstrando o papel ativo da elite do Cariri nas mudanças políticas da época.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - A alternativa está incorreta porque o nome "Cariri" não tem origem nos grupos de negros escravizados e sim dos povos indígenas que habitavam a região, os índios Cariris.
B - Esta alternativa também é incorreta. As águas perenes na região do Cariri são características naturais e não resultado direto de obras hídricas desde o período da colonização. A região é naturalmente rica em recursos hídricos devido às suas condições geográficas.
C - Essa opção está incorreta porque apesar dos desafios geomorfológicos, a tardia colonização do Cariri não se deve exclusivamente a esses fatores, mas também a questões políticas e econômicas mais amplas. A produção de cana-de-açúcar realmente foi menos viável, mas a região se destacou em outras atividades.
E - Finalmente, esta alternativa é incorreta. O Cariri não foi uma exceção ao sistema patriarcal e escravista, e a mão-de-obra escrava foi amplamente utilizada, como em outras partes do Brasil colonial.
O conhecimento necessário para responder a essa questão envolve a compreensão da história regional do Brasil, especialmente sobre a influência da colonização e como as elites locais se articularam politicamente durante o período imperial. Além disso, é importante entender os aspectos culturais e sociais que diferenciam o Cariri de outras regiões.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo