Em relação à doença monkeypox, conhecida como varíola do ma...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta -A alternativa propõe que o período de transmissão da doença se encerra após 10 dias do início dos sintomas, estando incorreta, o período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.
B) Incorreta -A alternativa propõe que a erupção cutânea é o primeiro sintoma da doença, manifestando-se antes mesmo de febre e de outros sintomas, estando incorreta, a doença começa com febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, ou seja, sintomas inespecíficos e semelhantes a um resfriado ou gripe.
C) Incorreta -A alternativa propõe que para o cuidado com os pacientes infectados com o vírus da varíola do macaco, são suficientes as precauções padrão, tais como a prevenção da transmissão por contato e por gotículas, estando incorreta, as precauções para contato visam a prevenção da transmissão da Monkeypox por contato direto e indireto, dessa forma, envolve o isolamento do paciente, o uso de avental e luvas toda vez que o profissional tocar ou manipular os pacientes e produtos e superfícies utilizadas pelo mesmo.
D) Correta- A Varíola dos Macacos é provocada pelo vírus Monkeypox, tem por sintomas mais comuns febre, dor de cabeça, inchaço dos linfonodos, dores musculares e fadiga. Com presença de lesões de pele como manchas vermelhas planas (máculas), que se tornam elevadas (pápulas), em seguida firmes e cheias de líquido (vesículas) e depois se transformam em crostas que cicatrizam ao longo de várias semanas. Essa doença é transmitida principalmente por meio de contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões de pele ou mucosa de animais infectados.
E) Incorreta -A alternativa propõe que não há uma evolução sequencial das lesões cutâneas que surgem como sintomas dessa doença, estando incorreta, as lesões da varíola dos macacos se iniciam com manchas que se elevam, formando vesículas que contêm secreção e podem ter diferentes tamanhos. Depois de um período, formam-se as crostas.
Gabarito: Letra D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Os sinais e sintomas iniciais incluem febre súbita, cefaleia, mialgia, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e astenia. A detecção de linfadenopatia é uma característica clínica importante, auxiliando no diagnóstico diferencial entre a MPX e outras doenças.
- A manifestação cutânea ocorre entre um e três dias após os sinais e sintomas sistêmicos. A erupção cutânea da MPX passa por diferentes estágios: mácula, pápula, vesícula, pústula e crosta. Inicialmente, as lesões têm diâmetro entre meio centímetro e um centímetro e podem ser confundidas pelas causadas por varicela ou sífilis, e a principal diferença é a evolução uniforme das lesões pela MPX.
- Os quadros graves incluem sepse, causada principalmente pela infecção bacteriana secundária nas lesões cutâneas ou mucosas, desidratação grave causada pela redução de ingestão de líquidos devido às lesões orais, à insuficiência respiratória decorrente do comprometimento da mucosa do trato respiratório baixo e à encefalite.
- *As lesões de mucosa oral, dependendo da quantidade e presença de dor, podem dificultar a deglutição de sólidos e líquidos, com possível desidratação e perda ponderal; e nas lesões cutâneas pode ocorrer perda de fluidos por exsudação, transudação ou para terceiro espaço.
- ● Transmissão humano-humano: contato direto com indivíduos que apresentam lesões em pele e mucosa (oral, faringe, ocular, genital e anal), seja pele-pele, mucosa-mucosa ou ainda mucosa-pele. Descreve-se também a possibilidade de transmissão por gotículas e aerossóis, sendo necessário, provavelmente, maior exposição para o contágio, ou seja, próximo e prolongado
- ● Transmissão por superfícies ou fômites: existe relato de transmissão a partir de vestimentas, roupas de cama, utensílios ou qualquer objeto contaminado por pessoas infectadas. A persistência da partícula viral em superfícies de diferentes tipos varia de um a 56 dias, dependendo das condições de temperatura e de umidade do ambiente;
Fonte: Monkeypox Orientações técnicas para a assistência à saúde- MS2022
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo