A tabela periódica serve como instrumento de muita aplicabi...
Sobre as propriedades periódicas dos elementos, assinale a alternativa incorreta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Esta questão aborda conceitos relacionados às propriedades periódicas dos elementos.
Com base nessas propriedades, analisemos as alternativas para determinar a incorreta:
A) Correta – A lei de Coulomb sobre a atração define que a força de atração entre as duas cargas elétricas depende da magnitude das cargas e da distância entre elas. Dessa forma, a força de atração entre um elétron e o núcleo depende da magnitude da carga nuclear líquida que age sobre o elétron e da distância média entre o núcleo e esse elétron. Essa força de atração aumenta na mesma proporção que a carga nuclear e diminui quando o elétron se afasta do núcleo.
B) Correta – O tamanho de um íon depende de sua carga nuclear, do número de elétrons que ele possui e também dos orbitais nos quais os elétrons mais externos estão localizados. A adição de elétrons a um átomo neutro para a formação de um ânion faz com que aumente a repulsão elétron-elétron, promovendo um maior espalhamento dos elétrons no espaço. Por isso, os ânions são maiores do que os átomos que lhes dão origem.
C) Incorreta – A energia de ionização é definida como a energia mínima necessária para remover um elétron de um átomo ou íon gasoso em seu estado fundamental. Em um mesmo período, a energia de ionização geralmente aumenta com o aumento do número atômico, mas há algumas exceções. Assim, quando se passa do N ([He] 2s2 2p3) para o O ([He] 2s2 2p4), por exemplo, ocorre diminuição da energia de ionização, devido à repulsão dos elétrons emparelhados na configuração p. Essa maior repulsão que ocorre no átomo de oxigênio permite com que seja mais fácil a retirada do elétron e a energia de ionização seja menor.
D) Correta – A afinidade eletrônica é definida como a variação de energia que ocorre quando um elétron é adicionado a um átomo gasoso. Quanto maior a atração entre o átomo e o elétron adicionado, mais negativa será a afinidade eletrônica. De acordo com a distribuição eletrônica do nitrogênio ([He] 2s2 2p3), ele possui um subnível p preenchido pela metade, o que indica que o elétron adicionado deve entrar em um orbital que já está ocupado, promovendo maiores repulsões elétron-elétron.
Gabarito da Professora: Letra C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
>Alternativa C<
Quando se passa do N (nitrogênio) para o O (oxigênio), ocorre aumento da energia de ionização, uma vez que a energia nuclear aumenta e a repulsão do elétron no orbital do oxigênio é menor.
Quando há perda de elétrons (íon), o raio atômico é reduzindo e o íon se torna mais positivo, tornando a atração entre elétron-núcleo mais forte. Com isso, é necessário um aumento da energia de ionização para que possa "arrancar" os demais elétrons contidos na órbita do átomo.
Lembrando: a energia de ionização, na tabela periódica, está nos sentidos de baixo para cima e da esquerda para a direita.
Bons estudos!
Klismann Botelho
A energia de ionização do O é menor que do que a do N (verificar a tabela) e a afinidade no nitrogênio é negativa, por conta da simetria do orbital p semi-preenchido.
Dessa forma, c e d estão incorretas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo