Considere os conceitos sobre semiologia e diagnóstico abaixo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2262737 Odontologia
Considere os conceitos sobre semiologia e diagnóstico abaixo emitidos e assinale a alternativa CORRETA.  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre conceitos de semiologia e diagnóstico na área de Odontologia. Esses conceitos são fundamentais na prática clínica, pois ajudam o profissional a identificar corretamente as condições de saúde do paciente.

Alternativa correta: A

A alternativa A está correta porque descreve o conceito de diagnóstico diferencial. Este é um procedimento que utiliza métodos clínicos e semiológicos para distinguir entre duas ou mais condições que apresentam sintomas semelhantes. Por exemplo, quando um paciente se apresenta com dor de dente, o diagnóstico diferencial ajuda a identificar se a causa é uma cárie, um abcesso ou outra condição.

Análise das alternativas incorretas:

B - A definição apresentada para prognóstico está incorreta. O prognóstico refere-se à previsão do curso e do desfecho de uma doença, e não ao acompanhamento após o tratamento. O acompanhamento pós-tratamento é conhecido como follow-up.

C - Dor, mal-estar, cansaço e inapetência são exemplos de sintomas, não de sinais. Sintomas são percebidos pelo paciente, enquanto sinais são evidências objetivas detectadas pelo profissional, como febre ou inchaço.

D - Esta opção inverteu os conceitos. Na prática clínica, sinais são manifestações objetivas visíveis para o profissional, enquanto sintomas são manifestações subjetivas percebidas e relatadas pelo paciente.

Compreender essas definições corretamente ajuda na prática clínica, permitindo diagnósticos e tratamentos mais precisos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa A está correta porque o diagnóstico diferencial é de fato uma técnica que utiliza métodos clínicos semiológicos (ou seja, a ciência dos sintomas) para distinguir diferentes doenças ou condições que podem ter apresentações clínicas semelhantes. Os médicos usam essa abordagem para reduzir as possibilidades e chegar a um diagnóstico mais preciso. As demais alternativas estão incorretas porque: na alternativa B, o prognóstico não é um acompanhamento, mas sim a previsão do curso e resultado de uma doença; na alternativa C, dor, cansaço e inapetência são sintomas, não sinais, pois são experiências subjetivas do paciente e não podem ser observadas diretamente por outra pessoa; e na alternativa D, a definição de sinais e sintomas está invertida. Sinais são observáveis e mensuráveis por profissionais de saúde, enquanto os sintomas são subjetivos e percebidos pelo paciente.

A) Diagnóstico diferencial é aquele que utiliza métodos clínicos semiológicos para tentar identificar as enfermidades com características semelhantes. CORRETO.

B) Prognóstico é o acompanhamento periódico do caso após a realização do tratamento. INCORRETO. Tal conceito diz respeito a PROSERVAÇÃO. O PROGNÓSTICO relaciona-se com o curso clínico provável da doença ou condição clínica do paciente, podendo ser favorável, desfavorável ou sombrio.

C) Dor, mal-estar, cansaço e inapetência são exemplos de sinais de determinadas doençasINCORRETO. São SINTOMAS inespecíficos e podem estar presentes em diversas doenças.

D) Sinais são manifestações clínicas subjetivas visíveis pelo profissional e sintomas são manifestações objetivas percebidas pelo paciente e relatadas ao profissional. INCORRETO. Sinais - manifestações clínicas percebidas pelo profissional (OBJETIVAS); Sintomas - manifestações relatadas pelo paciente (SUBJETIVAS).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo