Considerado o parágrafo 1, é correto afirmar:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) nele estão delineadas as formas de governo “república” e “monarquia” como definidas em dicionário especializado, o que implica precisão terminológica e conceitual de valor generalizante e atemporal.
O autor, para definir os conceitos, opta por compará-los, ao invés de fazer uma definição estanque, como em um dicionário.
B) no período inicial é apresentada uma hipótese e, em seguida, a razão que a legitima − Tal distinção deve-se ao fato... −, ambas tomadas como fundamento da equivalência contemporânea entre república e democracia.
Essa é bastante sutil, mas o fundamento da equivalência entre república e democracia apresentado no texto está na "soberania popular, exercida por meio da participação em eleições regulares", definido no período seguinte, e não no trecho que alternativa traz.
C) RESPOSTA
D) a oração introduzida pela locução posto que (linha 5) exprime uma circunstância que existe, mas que não é suficiente para realizar a aproximação citada no segmento imediatamente anterior.
O autor utiliza "posto que" justamente para justificar a aproximação que fez.
E) nele explicita-se que a separação entre teologia e política constitui a caução de um sistema social em que a soberania popular seja exercida, em eleições regulares e livres, no mínimo para postos politicamente relevantes.
"[...] exercida por meio da participação em eleições regulares, livres, competitivas e extensivas a todos os postos politicamente relevantes."
Em momento algum foi feita essa limitação no texto.
GABARITO: C
C) no período inicial, compreende-se não só que a mencionada concepção de “república” está condicionada a um certo contexto, mas também que o autor evita apresentar de modo categórico esse conceito.
Entende-se que o examinador quis aludir o excerto "está condicionada a um certo contexto" ao trecho inicial "Em um marco estritamente institucionalista". Quanto ao restante da assertiva, de fato, o autor evita conceituar o termo "républica", na medida em que se limita a construir um conceito com base na distinção entre as formas de governo republicana e monárquica no segundo período.
a) O conceito não é atemporal, pois o texto sugere que em outros momentos o termo 'república' foi interpretado de forma diversa.
b) no início do texto não existe hipótese.
c) CORRETA. Compreende-se república a partir do "marco institucionalista"
d) O 'Posto que' foi utilizado no sentido de explicação e não concessão como sugere a alternativa.
e) a separação entre teologia e política aparece no paragrafo como algo secundário, o primário é a SOBERANIA POPULAR. Caução é o mais importante. O Texto não fala em "no mínimo postos relevantes" e sim TODOS os postos relevantes.
Essa questão deveria ter sido anulada. Não é razoável com a leitura somente do PERÍODO INICIAL "compreende-se não só que a mencionada concepção de “república” está condicionada a um certo contexto, mas também que o autor evita apresentar de modo categórico esse conceito". Caso a questão tivesse se referido à leitura do PARÁGRAFO INICIAL, ai sim essa conclusão seria adequada.
d) O 'Posto que' foi utilizado no sentido de explicação e não concessão como sugere a alternativa.
Acrescentando algo a mais na explicação do colega. O verbo posterior ao "posto que" deverá estar no presente do indicativo para caracterizar sentido explicativo. Pois em regra. O posto que é concessão. Basta olhar o verbo posterior.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo