As crianças cresciam em altura e maturidade. O crescimento d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q838977 Português

As crianças cresciam em altura e maturidade. O crescimento das crianças se dava na mesma proporção em que cresciam as preocupações dos pais com o futuro delas. Cresciam também as preocupações com o presente das crianças. As preocupações existiam porque aquela pequena vila há tempos não era mais a mesma.


Cada alternativa apresenta uma proposta de organização das frases acima em um só período. O que está claro, coerente e em conformidade com a norma-padrão, sem prejudicar o sentido original, é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

LETRA D

"À medida que as crianças cresciam em altura e maturidade, também cresciam as preocupações dos pais com o futuro e o presente delas. Essa correlação se explica pela transformação da pequena vila, que há tempos não mantinha mais sua essência original."

O uso da expressão à medida que indica uma relação de proporção entre o crescimento das crianças e o aumento das preocupações dos pais. Isso é reforçado pelo trecho "uma vez que", que introduz uma causa para esse crescimento das preocupações: as mudanças ocorridas na vila onde vivem.

Proporcionais: expressões como à medida que e à proporção que indicam essa relação de proporcionalidade.

Causais: palavras como porque, porquanto, visto que, já que, uma vez que, na medida em que, dado que, e haja vista que estabelecem uma relação de causa e efeito.

O gabarito correto é a LETRA D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA D

 

"As crianças cresciam em altura e maturidade. O crescimento das crianças se dava na mesma proporção em que cresciam as preocupações dos pais com o futuro delas. Cresciam também as preocupações com o presente das crianças. As preocupações existiam porque [CAUSAL] aquela pequena vila há tempos não era mais a mesma. "

 

"À medida que [PROPORCIONAL] as crianças cresciam em altura e maturidade, cresciam também as preocupações dos pais, tanto em relação ao futuro quanto ao presente delas, uma vez que[CAUSAL] aquela pequena vila há tempos não era mais a mesma. "

 

Proporcionais : à medida que , à proporção que

Causais : porque , porquanto , visto que , já que , uma vez que , na medida em que , dado que , haja vista que.

Na medida que X À medida que

À medida que é uma locução conjuntiva proporcional, logo, expressa ideia de proporção. Está aí a explicação do por que essa expressão pode ser substituída por “à proporção que”. Uma oração que contenha “à medida que” é subordinada à principal e mantém uma comparação com a mesma de igualdade, de aumento ou diminuição. Confira:

a) À medida que nós subirmos, ficaremos mais cansados, porque o ar é rarefeito.
b) Ele foi se acalmando à medida que as boas notícias chegavam.

Na medida em que é uma locução conjuntiva causal, logo, haverá noções de causa/consequência ou efeito nas orações que tiverem tal expressão. Pode ser substituída pelas equivalentes “uma vez que”, “porque”, “visto que”, “já que” e “tendo em vista que”. Veja:

a) Nós precisamos ler mais na medida em que crescemos, pois temos maior entendimento ao passar dos anos. (visto que)

b) A pesquisa dever ser feita antes de dezembro na medida em que vamos estar de férias nesse período. (porque)

Portanto, se ficar em dúvidas, é só substituir as locuções por formas equivalentes e observar se a oração não perdeu o sentido pretendido.

Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/a-medida-que-ou-na-medida-que.htm

Olá a todos

Por favor, alguém poderia me explicar por que a auternativa B) está errada?

B) Proporcionalmente, cresciam as crianças em altura e maturidade e também cresciam as preocupações dos pais, pelo seu futuro e até presente, (mesmo) porque aquela pequena vila há tempos não era mais a mesma. 

Achei que este "Mesmo" poderia ser uma paticula expletiva.

 

... As preocupações existiam porque aquela pequena vila...

O segredo está em encontrar o termo que exerça o mesmo sentido do "porque".

Eu nao sei nem por onde começar esse tipo de questao... se nao houver erro gramatical estao todas certas.. isso de causa/consequência é achismo ´puro

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo