A frase que está adequadamente redigida, considerada a norma...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LETRA D
A)ERRADA. Ao já informado acrescento apenas, que os documentos necessários ao processo em andamento deveM constar da relação encaminhada anteriormente a seu assessor. (QUEM É QUE DEVEM CONSTAR DA RELAÇÃO..? OS DOCUMENTOS.)
B) ERRADA. As observações feitas pelo assistente À disposição neste setor terão de ser consideradas, pois deve haver disposições legais que determinaram os comentários.
Para indicar que uma pessoa está ao dispor, pronta para auxiliar ou ser útil, a forma correta é à disposição, com crase. (Ex: Fico à disposição para qualquer esclarecimento.
A disposição, sem crase, é a simples sequência do artigo definido a e do substantivo feminino disposição. (Ex: A disposição dos móveis da sala não é funcional.)
https://duvidas.dicio.com.br/a-disposicao-ou-a-disposicao/
Deve haver -> O verbo haver, por ser impessoal, quando empregado com um auxiliar, transmite essa impessoalidade ao auxiliar. (O verbo haver com valor existencial "contamina" o verbo auxiliar, ficando os dois na 3 pessoa do singular.)
C) ERRADA. ConstaM do último boletim as alterações sugeridas pelo chefe da expedição, determinado pela necessidade urgente de que os prazos sejam efetivamente cumpridos. (AS ALTERAÇÕES SUGERIDAS CONSTAM)
D) CERTA. OBRIGOU -> O CONSULTOR (OD) A AVISÁ-LOS (OI) ; QUEM AVISA , AVISA ALGUÉM (-LOS) DE ALGO (DE QUE TERIAM..)
E) ERRADA. Ninguém sabe exatamente "o porquê ", mas, depois de tensa discussão, cinco dos dez deputados reunidos não foram mesmo favoráVEIS à renovação dos contratos examinados, o que causou pesar aos interessados.
Ótimo comentário do colega Cassiano, mas gostaria de acrescentar um pouco mais.
a) Nesta, há separação do verbo e seu complemento também.
> Ao já informado acrescento (verbo) apenas, que (conj. int) os documentos.
e) Quanto a esta, para mim, o porquê se encaixaria melhor, já que ele é usado para indicar "motivo, razão".
> Ninguém sabe exatamente o motivo (o porquê), mas cinco dos dez deputados reunidos não foram mesmo favoráveis à renovação dos contratos examinados depois de tensa discussão, o que causou pesar aos interessados.
Espero ter ajuda! Se errei, corrijam-me.
a) Ao já informado acrescento apenas, que os documentos necessários ao processo em andamento deve constar da relação encaminhada anteriormente a seu assessor. ~> Vírgula separando sujeito de verbo.
b) As observações feitas pelo assistente a disposição neste setor terão de ser consideradas, pois devem haver disposições legais que determinaram os comentários. ~> "Deve" acompanha um verbo impessoal, logo deve ficar impessoal também. O correto é "deve haver"
c) Consta do último boletim as alterações sugeridas pelo chefe da expedição, determinado pela necessidade urgente de que os prazos sejam efetivamente cumpridos.
d) As fichas dos revisores foram inadvertidamente misturadas, o que obrigou o consultor, que só trabalha às terças-feiras, a avisá-los de que teriam de reorganizá-las o mais breve possível.
e) Ninguém sabe exatamente porque [Porquê aqui é substantivo, O porquê], mas, depois de tensa discussão, cinco dos dez deputados reunidos não foram mesmo favorável à renovação dos contratos examinados, o que causou pesar aos interessados.
Questão fdp, se não ficar ligado, erra mesmo, são as quesões mais massas são as normas cultas, porque dificultam a pessoa achar o wally.
Vamos analisar os erros:
Letra a) O erro está na concordância verbal, pois o verbo DEVER tem que concordar com o núcleo do sujeito da oração, OS DOCUMENTOS. O verbo tem que ir para o plural.
Ao já informado acrescento apenas, que os documentos necessários ao processo em andamento deve constar da relação encaminhada anteriormente a seu assessor.
Letra b) O verbo haver no sentido de existir, como na questão, é impessoal, como todos já devem saber, ele traferirá sua impessoalidade para o verbo antecedente. Por conseguinte, o verbo tem que ficar no singular, DEVE.
As observações feitas pelo assistente a disposição neste setor terão de ser consideradas, pois devem haver disposições legais que determinaram os comentários.
Letra c) O erro está na concordância verbal, pois o verbo CONSTAR deviria estar flexionado, concordando com o seu sujeito.
O que é que consta do último boletim: as alterações sugeridas pelo chefe da expedição.
Letra d) GABARITO
Letra e) O erros está na últilização inadequada do "porque", na minha humilde opinião o mais adequado seria o porquê. Outro erro, é vocábulo FAVORÁVEL que deveria estar flexionado, concordando com "cinco deputados não foram favoráveis".
Porquê
Forma empregada com o sentido de razão ou motivo. É sempre precedido por artigo ou pronome e também pode variar entre singular e plural, sendo, portanto, um substantivo. Exemplo:
Diga-me o porquê (o motivo) de você não querer ir ao médico.
Canal para concursos, resolução de questões: https://www.youtube.com/channel/UCR1gvh_qu35xzI1lMyVqxXw?view_as=subscriber?sub_confirmation=1
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo