Dados epidemiológicos indicam que os casos de mesotelioma pl...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1703966 Segurança e Saúde no Trabalho
Dados epidemiológicos indicam que os casos de mesotelioma pleural têm um relato de exposição ocupacional pregressa, mais frequentemente associada ao:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão exigiu conhecimento acerca das disposições da Portaria do Ministério da Saúde nº 1339/1999. Essa Portaria visa listar as doenças relacionadas ao trabalho.

A presente questão quer a qual agente ou risco a doença trazida no enunciado está relacionada.

A doença mesotelioma (da pleura, do peritônio ou do pericárdio) está associada ao asbesto ou amianto, de acordo com o Quadro da Portaria.

GABARITO DA MONITORA: LETRA C

Falou em mesotelioma= asbesto

GAB C

Os casos de mesotelioma pleural são mais frequentemente associados à exposição ocupacional pregressa ao amianto (também conhecido como asbesto).

O amianto é um mineral fibroso que era amplamente utilizado em diversas indústrias, incluindo construção civil, naval, automotiva e fabricação de produtos como telhas, isolamentos térmicos e revestimentos. A exposição ocupacional ocorre quando trabalhadores inalam ou entram em contato com fibras de amianto durante o manuseio ou processamento do material.

A exposição ao amianto está fortemente ligada ao desenvolvimento de mesotelioma pleural, que é um tipo raro de câncer que afeta o revestimento dos pulmões (pleura). Além disso, a exposição ao amianto também pode causar outras doenças respiratórias, como asbestose (fibrose pulmonar) e câncer de pulmão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo