O autor cujo trabalho passa a ser o primeiro caso clínico a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CONSULPAM Órgão: CISCOPAR Prova: CONSULPAM - 2023 - CISCOPAR - Psicólogo |
Q2299635 Psicologia
O autor cujo trabalho passa a ser o primeiro caso clínico a ser tratado dentro do modelo que daria origem à Psicanálise, foi:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno! Vamos analisar a questão e entender a alternativa correta.

A alternativa correta é: Joseph Breuer.

A questão aborda um ponto crucial na história da Psicanálise, que é a identificação do primeiro caso clínico tratado dentro do modelo que daria origem a essa área do conhecimento. Para responder corretamente, é necessário conhecer a história da Psicanálise e os seus precursores.

Joseph Breuer foi um médico vienense que, juntamente com Sigmund Freud, é considerado um dos fundadores da Psicanálise. Breuer ficou famoso pelo tratamento de Bertha Pappenheim, conhecida pelo pseudônimo "Anna O.". O caso "Anna O." é frequentemente citado como o primeiro caso clínico da Psicanálise, onde se utilizou a técnica da "cura pela fala" (talking cure), um precursor do que Freud viria a desenvolver como a técnica da livre associação.

Agora, vamos explicar por que as outras alternativas estão incorretas:

Sigmund Freud: Embora Sigmund Freud seja o nome mais associado à Psicanálise e tenha sido o principal responsável pelo seu desenvolvimento teórico, o primeiro caso clínico foi tratado por Joseph Breuer. Freud reconheceu a importância do trabalho de Breuer e colaborou com ele no famoso estudo "Estudos sobre a Histeria".

Ernest Jones: Ernest Jones foi um discípulo de Freud e um importante biógrafo do mestre da Psicanálise, mas não foi ele quem tratou o primeiro caso clínico. Jones contribuiu significativamente para a Psicanálise, especialmente na disseminação das ideias de Freud na Inglaterra e em outras partes do mundo.

Jean-Martin Charcot: Charcot foi um neurologista francês que influenciou Freud significativamente, especialmente durante o período em que Freud estudou em Paris. Charcot é conhecido por seu trabalho com a hipnose e a histeria, mas ele não foi o responsável pelo primeiro caso clínico da Psicanálise.

Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para você. Compreender a história da Psicanálise e os papéis desempenhados por seus fundadores é fundamental para responder questões dessa natureza em concursos. Caso tenha mais dúvidas ou precise de ajuda com outro tema, estarei à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Caso de Ana O. - Breuer

A

Josef Breuer foi um médico e fisiologista de destaque que teve uma importância decisiva na gênese da psicanálise.

Conheceu e tornou-se amigo de Sigmund Freud, o qual, de uma forma ou de outra, o via como uma figura paternal e afetuosa, por isso sempre lhe demonstrou muito carinho e respeito. A admiração e a amizade eram mútuas.

Breuer escreveu com Freud parte da primeira edição de . Também foi o primeiro a atender a famosa Anna O., que se tornaria a primeira paciente tratada com o método psicanalítico, logo após Josef Breuer a encaminhar para se consultar com Freud.

Ernest Jones é conhecido no Brasil como o biógrafo de Freud. Sem sombra de dúvida, sua obra mais divulgada é Vida e obra de Sigmund Freud, a qual já foi traduzida para diversos idiomas. No entanto, Jones deixou um vasto trabalho em Psicanálise, que, ao menos no Brasil, ainda é pouco conhecido e divulgado.

Freud estagiou no Hospital de Salpetriere, onde Charcot trabalhava e lecionava. Além disso, ele era conhecido por seus resultados no tratamento com pacientes histéricos. Charcot usava a Hipnose para conseguir acessar o inconsciente dos pacientes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo