No fim da década de 50 e durante toda a década de 60, a Psi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: CONSULPAM Órgão: CISCOPAR Prova: CONSULPAM - 2023 - CISCOPAR - Psicólogo |
Q2299637 Psicologia
No fim da década de 50 e durante toda a década de 60, a Psicologia foi progressivamente entrando no contexto do hospital geral. Segundo Angerami-Camon (1995), a doença passou a ser tida, então, como um estado de crise agravado pela hospitalização, que interfere diretamente sobre o estado emocional do indivíduo, refletindo em sua desarmonização, em um desequilíbrio total.

Assinale a alternativa INCORRETA quanto à Psicologia Hospitalar.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta, ou seja, a alternativa INCORRETA sobre a Psicologia Hospitalar é a Alternativa C.

Justificativa da Alternativa C (Incorreta):

A alternativa C afirma que a Psicologia Hospitalar pressupõe e enfatiza a humanização dos atendimentos realizados nessa área, na medida da sensibilização desses profissionais para o modelo excludente do biopsicossocial. O erro aqui está justamente na palavra "excludente". Na verdade, o modelo biopsicossocial é inclusivo, ou seja, ele integra aspectos biológicos, psicológicos e sociais para entender e tratar o paciente de maneira holística. A Psicologia Hospitalar, de fato, busca a humanização dos atendimentos, mas faz isso promovendo um modelo inclusivo, e não excludente.

Justificativa das Alternativas Corretas:

Alternativa A: Ela está correta ao afirmar que o objetivo principal da Psicologia Hospitalar é a minimização do sofrimento gerado pelo adoecimento e a hospitalização. Este é um dos focos centrais da atuação do psicólogo hospitalar, que trabalha para aliviar o impacto emocional negativo que o ambiente hospitalar pode trazer ao indivíduo.

Alternativa B: Esta alternativa também é correta, pois destaca que a Psicologia Hospitalar tem como um de seus principais objetivos evitar as possíveis sequelas emocionais da vivência de um hospital. Psicólogos trabalham para que a experiência hospitalar não provoque traumas psicológicos duradouros nos pacientes.

Alternativa D: Ela está correta ao afirmar que o campo de entendimento e foco da Psicologia Hospitalar são os aspectos psicológicos em torno do adoecimento. A Psicologia Hospitalar se preocupa com a saúde mental do paciente durante todo o processo de adoecimento, hospitalização e recuperação, atuando nos fatores emocionais que podem influenciar na saúde do indivíduo.

Resumo:

A Psicologia Hospitalar é uma área que visa a minimização do sofrimento gerado pelo adoecimento e hospitalização, a prevenção de sequelas emocionais e a humanização dos atendimentos por meio de um modelo biopsicossocial inclusivo. Ao compreender isso, fica claro que a alternativa C está incorreta por mencionar um modelo excludente, o que contraria os princípios da Psicologia Hospitalar.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pressupõe e enfatiza a humanização dos atendimentos realizados nessa área, na medida da sensibilização desses profissionais para o modelo excludente do biopsicossocial.

A psicologia hospitalar não exclui o modelo biopsicosocial. Esse modelo é usado para fornecer uma compreensão mais completa da saúde e bem-estar da pessoa.

Como uma palavrinha faz tanta diferença!

Fiquem atentos concurseiros, a banca é maldosa.

O Psicologo NUNCA vai excluir o aspecto biopsicossocial, em nenhuma área de atuação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo