Considere as seguintes afrmações sobre o poema: I. O poeta ...
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Ano: 2011
Banca:
FUMARC
Órgão:
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Prova:
FUMARC - 2011 - Prefeitura de Belo Horizonte - MG - Professor - Língua Portuguesa |
Q212134
Português
Texto associado
Instruções: O texto abaixo transcrito, de Paulo Leminski,
servirá de base para as questões de número 11 a 16.
servirá de base para as questões de número 11 a 16.
Considere as seguintes afrmações sobre o poema:
I. O poeta concretiza sua visão não apenas da sintaxe – tema central do texto –, mas especialmente de seu ensino, explorando de forma ambígua um imaginário em que a nomenclatura se apresenta como o motivo de tortura e, curiosamente, de subversão e criatividade.
II. O humor valorizado nos versos vem da organização léxico-sintática e explora, ironicamente, o uso de novos termos e suas possibilidades de uso, o que confgura um empobrecimento vernáculo, com demérito para a identidade da língua portuguesa.
III. O poema, em lugar de ser um manifesto contra a sintaxe, pode ser visto como uma homenagem à língua, à sua riqueza, à possibilidade de dar movimento a termos cristalizados em situações e contextos diferentes do da gramática tradicional.
IV. Termos característicos do registro da análise sintática estão articulados de maneira nova, inesperada e ambígua, para qualifcar o modo de ser e as ações do professor/personagem, exemplifcadas de forma divertida em expressões como “sujeito inexistente”, “possessivo como um pronome”, “artigo indefnido”, o que caracteriza um poderoso recurso de mobilização do léxico, a partir de novas possibilidades sintáticas.
É CORRETO APENAS o que se afrma em:
I. O poeta concretiza sua visão não apenas da sintaxe – tema central do texto –, mas especialmente de seu ensino, explorando de forma ambígua um imaginário em que a nomenclatura se apresenta como o motivo de tortura e, curiosamente, de subversão e criatividade.
II. O humor valorizado nos versos vem da organização léxico-sintática e explora, ironicamente, o uso de novos termos e suas possibilidades de uso, o que confgura um empobrecimento vernáculo, com demérito para a identidade da língua portuguesa.
III. O poema, em lugar de ser um manifesto contra a sintaxe, pode ser visto como uma homenagem à língua, à sua riqueza, à possibilidade de dar movimento a termos cristalizados em situações e contextos diferentes do da gramática tradicional.
IV. Termos característicos do registro da análise sintática estão articulados de maneira nova, inesperada e ambígua, para qualifcar o modo de ser e as ações do professor/personagem, exemplifcadas de forma divertida em expressões como “sujeito inexistente”, “possessivo como um pronome”, “artigo indefnido”, o que caracteriza um poderoso recurso de mobilização do léxico, a partir de novas possibilidades sintáticas.
É CORRETO APENAS o que se afrma em: