A respeito do Manual de Oslo, julgue o item a seguir. Mesmo ...
A respeito do Manual de Oslo, julgue o item a seguir.
Mesmo que o desenvolvimento de atividades de inovação
realizadas por determinada organização seja posteriormente
abandonado, essa organização pode ser considerada inovadora
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - certo
A questão que você acabou de resolver trata de um conceito importante do Manual de Oslo, que é uma diretriz internacional para coleta e interpretação de dados sobre inovação. O ponto central aqui é compreender o conceito de organização inovadora e como ele é abordado nesse manual.
Segundo o Manual de Oslo, uma organização é considerada inovadora se ela introduz ou implementa novos produtos (bens ou serviços), processos, métodos de marketing ou métodos organizacionais em suas práticas de negócios, local de trabalho ou relações externas. Interessante notar que, para ser classificada como tal, não é necessário que essas inovações sejam bem-sucedidas ou continuem a ser utilizadas a longo prazo. A tentativa e o esforço em inovar já são suficientes para que a organização seja reconhecida como inovadora.
Portanto, mesmo que uma organização abandone o desenvolvimento de atividades de inovação que havia começado, ela ainda atende aos critérios estabelecidos pelo Manual de Oslo para ser considerada inovadora. Isso ocorre porque o foco está na introdução de novas ideias ou práticas, independentemente do seu sucesso ou sobrevivência a longo prazo.
Assim, a alternativa está correta, pois reflete corretamente a abordagem do Manual de Oslo sobre o que constitui uma organização inovadora, dando ênfase ao processo de inovação e à introdução de algo novo, mesmo que posteriormente essas iniciativas sejam descontinuadas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
5.1. Interromper o uso de um processo, um método de marketing ou organizacional, ou a comercialização de um produto A interrupção de uma atividade não é uma inovação, mesmo que resulte em melhor desempenho para a empresa. Por exemplo, não há inovação quando um produtor de televisores pára de produzir e vender um aparelho que combina televisão e tocador de DVD, ou quando uma incorporadora imobiliária ou uma empresa de construção pára de construir determinados tipos de condomínios. Da mesma forma, interromper o uso de determinado método de marketing ou organizacional não é uma inovação. fonte: Manual de Oslo.
MANUAL DE OSLO
3.1. Necessidades específicas para as políticas públicas e para as estratégias privadas: as firmas potencialmente inovadoras
505 Um assunto particularmente interessante para países em desenvolvimento é a “empresa potencialmente inovadora”. As empresas ativamente inovadoras são aquelas “que tiveram atividades de inovação durante o período de análise, incluindo-se as atividades em curso ou abandonadas”. As empresas potencialmente inovadoras são um subconjunto dessas, as que realizaram esforços de inovação (isto é, conduziram atividades de inovação) mas não atingiram resultados (inovações) durante o período de análise. P. 158.
EMPRESAS ATIVAMENTE INOVADORAS = Atividades Concluídas (no período de avaliação) + Atividades em Curso + Atividades Abandonadas (caso haja)
Bons estudos!
"Uma empresa inovadora é aquela que implementou uma inovação durante o
período de análise." página 56
42 as atividades de inovação três tipos:
– bem-sucedida, por ter resultado na implementação de uma inovação (embora
não necessariamente bem-sucedida comercialmente);
– em progresso, por ainda não ter resultado na implementação de uma inovação;
– abandonada antes da implementação da inovação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo