Com referência à elaboração de demonstrações contábeis, julg...
Com referência à elaboração de demonstrações contábeis, julgue o item seguinte à luz da legislação societária, dos princípios fundamentais da contabilidade e dos pronunciamentos contábeis do CPC.
A conversão de dívida da entidade em instrumentos
patrimoniais dessa mesma entidade tem de ser representada, na
demonstração dos fluxos de caixa, como um fluxo de caixa
relacionado com as atividades de financiamento.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
43. Transações de investimento e financiamento que não envolvem o uso de caixa ou equivalentes de caixa devem ser excluídas da demonstração dos fluxos de caixa. Tais transações devem ser divulgadas nas notas explicativas às demonstrações contábeis, de modo que forneçam todas as informações relevantes sobre essas atividades de investimento e de financiamento.
44. Exemplos de transações que não envolvem caixa ou equivalente de caixa são:
(a) a aquisição de ativos, quer seja pela assunção direta do passivo respectivo, quer seja por meio de arrendamento financeiro;
(b) a aquisição de entidade por meio de emissão de instrumentos patrimoniais; e
(c) a conversão de dívida em instrumentos patrimoniais.
CPC 03 (R2) - Demonstração dos Fluxos de Caixa
GAB. ERRADO
Errado
Atividades de Financiamento
São as atividades que resultam das alterações no tamanho e na composição do patrimônio líquido e dos empréstimos da empresa. É útil para prever as exigências sobre fluxos de caixa pelos fornecedores de capital à empresa, bem como a capacidade que a empresa tem, utilizando recursos externos, para financiar as atividades operacionais e de financiamento.
Informações sobre atividades de investimentos e de financiamentos que resultaram em reconhecimento de um ativo ou de um passivo, mas que não resultaram em pagamentos ou recebimentos de caixa, devem ser excluídas da demonstração dos fluxos de caixa e serem apresentadas em local apropriado nas demais demonstrações ou em notas explicativas. Exemplos desse tipo são as aquisições de ativos realizadas por meio de empréstimos ou financiamentos.
Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/ibracon/npc20.htm
Apesar de ser uma atividade de financiamento, devido ao fato de a operação não passar pelo caixa da empresa - ocorre apenas alteração na composição do patrimônio - não há que se demonstrar na operação no DFC, mas sim em Notas Explicativas, segundo exposto nos pontos 43 e 44 do Pronunciamento Contábil n. 02
Para entrar no fluxo de caixa, tem que entrar $$ nesse caso não entrou nada. A conversão pode ser um fato permutativo, ou se houver ágio para a empresa, o valor a maior será creditado na conta de reserva de capital.
Transação que não envolve caixa ou equivalentes de caixa
(c) a conversão de dívida em instrumentos patrimoniais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo