A produção de habitações divide-se em programas habitacionai...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2761313 Engenharia Civil

A produção de habitações divide-se em programas habitacionais, como a reurbanização de favelas, e empreendimentos de urbanização de glebas associadas à construção de conjuntos habitacionais.

As intervenções transformam glebas, que devem ser integradas às cidades existentes, direcionando a ocupação em consonância com o espaço social que reúne equipamentos públicos, serviços, comércio e lazer.

As intervenções obedecem a diretrizes, normas e padrões estabelecidos em acordo com as exigências mínimas extraídas de legislações, da prática de projetos já desenvolvidos e de estudos relacionados ao bom desempenho dos espaços construídos.


A seguir, são citadas observações referentes às intervenções a serem consideradas na execução de um projeto habitacional:


I. A urbanização de uma gleba cria áreas públicas e privadas de múltiplos usos, tais como áreas de sistema viário, de lazer, de uso institucional, de comércio e de habitação. O sistema viário projetado deve relacionar-se hierarquicamente ao existente e deve reduzir ao mínimo o movimento de terra, de forma compensada, aproximando-se ao máximo do perfil natural do terreno.

II. O projeto deve melhorar a qualidade ambiental e visual do conjunto, organizando espaços de recreação e zonas de preservação. Áreas de preservação de matas, de reflorestamento em áreas degradadas e em torno de corpos d’água devem ter tratamento especializado, recebendo vegetação nativa.

III. O escoamento e a destinação de águas pluviais condominiais de drenagem devem ser integrados e compatíveis com o sistema público de águas pluviais. Na elaboração do projeto de drenagem do sistema viário, deve estar claro que o sistema e o seu cadastro será repassado ao órgão público que operará o sistema.

IV. O escoamento e a destinação de águas pluviais dentro de uma área circundante às edificações de um conjunto de habitações devem ser integradamente considerados ao correspondente sistema público.


Os itens I, II , III e IV acima descritos estão relacionados, respectivamente, aos projetos:

Alternativas