Analise as afirmações a seguir e marque a CORRETA sobre os ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão aborda farmacologia dos antipsicóticos.
Solicita a alternativa correta.
A) São fármacos indicados no estado comatoso e na intoxicação aguda por álcool.
INCORRETA. Na verdade, os antipsicóticos, também denominados fármacos neurolépticos ou tranquilizantes maiores, têm a capacidade de reduzir os sintomas psicóticos em uma variedade de condições, tais como: esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão psicótica, psicoses senis, várias psicoses orgânicas e psicoses induzidas por substâncias. Além disso, são capazes de melhorar o humor e de reduzir a ansiedade e os distúrbios do sono. Portanto, os antipsicóticos não são fármacos preferencialmente indicados no estado comatoso e na intoxicação aguda por álcool.
B) Clorpromazina apresenta ações hipotensoras e sedativas fortes.
CORRETA. De fato, dentre as reações adversas advindas da clorpromazina, um derivado alifático da fenotioazina, destacam-se a hipotensão ortostática (por meio do bloqueio dos receptores α adrenérgicos) e a sedação (devido à sua capacidade de antagonizar receptores de dopamina no SNC, evitando assim o excesso de dopamina no cérebro). Tais efeitos representam uma extensão de suas ações farmacológicas conhecidas.
C) Periciazina não desencadeia sintomas da síndrome extrapiramidal.
INCORRETA. A periciazina é um antipsicótico que, apesar de causar provavelmente menos efeitos adversos extrapiramidais pela sua maior ação antagonista muscarínica, não está completamente isenta do desencadeamento de sintomas da síndrome extrapiramidal.
D) Não atravessam a barreira placentária e não são excretados pelo leite materno.
INCORRETA. A dependender do antipsicótico em questão, os fármacos podem, sim, atravessar a barreira placentária (podendo afetar o feto) e, também, serem excretados pelo leite materno (podendo afetar o lactente), em menor ou em maior grau. Por exemplo, a clorpromazina deve ter uso criterioso na amamentação, pois possui meia-vida longa e seu uso prolongado pela nutriz pode aumentar o risco de apnéia e morte súbita na infância.
E) Quetiapina desencadeia sintomas extrapiramidais com as mínimas dosagens.
INCORRETA. A quetiapina é um antipsicótico atípico que exerce ação por meio da fraca afinidade no bloqueio dos receptores D2 da dopamina e da inibição de receptores de serotonina, em particular 5-HT2A. Seu baixo risco para sintomas extrapiramidais, em baixas doses, pode estar relacionado com a ligação relativamente breve ao receptor D2. Isto explica porque agentes antipsicóticos atípicos mais recentes oferecem um melhor perfil de efeito colateral neurológico do que os fármacos antipsicóticos típicos.
GABARITO DO PROFESSOR: B.
GABARITO DA BANCA: B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo