Um hospital tinha o omeprazol em sua lista de medicamentos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2316155 Farmácia
Um hospital tinha o omeprazol em sua lista de medicamentos padronizados. No entanto, uma parcela importante dos pacientes utilizava clopidogrel, que pode apresentar importante interação com o omeprazol, resultando em redução importante do efeito antiagregante plaquetário daquele fármaco.
Analise as afirmativas a seguir que apresentam as possibilidades de encaminhamento desta situação dentro do escopo de atribuições da Comissão de Farmácia e Terapêutica.
I. Selecionar um antagonista dos receptores histamínicos H2 para incorporar lista de padronizados, como opção terapêutica.
II. Incorporar à lista de padronizados um segundo inibidor de bombas de prótons que não apresente esta interação, restringindo a prescrição deste fármaco apenas aos pacientes que estiverem usando clopidogrel.
III. Substituir o omeprazol na lista de medicamentos padronizados por um outro inibidor de bombas de prótons que não apresente esta interação.
Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - I, II e III.

A questão aborda um tema central relacionado à interação medicamentosa entre o omeprazol e o clopidogrel. Essa interação pode comprometer a eficácia do clopidogrel, um antiagregante plaquetário importante, usado para prevenir eventos cardiovasculares.

O conhecimento necessário para resolver essa questão inclui entender interações medicamentosas e a função da Comissão de Farmácia e Terapêutica, que é responsável por revisar e ajustar a lista de medicamentos padronizados de uma instituição de saúde.

Justificativa para a alternativa correta:

  • I. Selecionar um antagonista dos receptores histamínicos H2 como alternativa terapêutica faz sentido, pois eles não interagem com o clopidogrel, oferecendo uma opção segura para pacientes que necessitam de proteção gástrica sem comprometer a eficácia do antiagregante plaquetário.
  • II. A incorporação de um inibidor de bombas de prótons que não interaja com o clopidogrel, de forma restrita para esses pacientes, é uma solução viável porque garante a continuidade do tratamento gástrico sem risco de interação indesejada.
  • III. Substituir o omeprazol por outro inibidor de bombas de prótons que não cause interação é uma abordagem direta e eficaz para eliminar o risco da interação medicamentosa.

Análise das alternativas incorretas:

A, C, D, E: Essas alternativas estão incorretas porque não contemplam todas as opções viáveis para resolver o problema apresentado na questão. Apenas a alternativa B abrange todas as medidas possíveis e adequadas que a Comissão de Farmácia e Terapêutica pode adotar para evitar a interação entre omeprazol e clopidogrel.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo