“A subluxação dental é um trauma que, embora não tenha inten...
(SOARES, I.; GOLDBERG, F. Endodontia, Técnica e Fundamentos. São Paulo: Artmed, 2001.)
Assinale a alternativa que NÃO significa possível repercussão futura da subluxação.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - Extrusão contínua do elemento dental.
A questão aborda o tema de subluxação dental, que é um tipo de trauma dentário onde ocorre principalmente o estiramento e rompimento de algumas fibras do ligamento periodontal, resultando em mobilidade do dente, mas sem deslocamento do mesmo. Para resolver a questão, é necessário entender as possíveis consequências desse tipo de trauma.
Vamos analisar cada alternativa:
A - Formação dentinária com consequência de atresia da cavidade pulpar: Uma resposta à subluxação pode ser a deposição de dentina ao longo do tempo, levando à diminuição da cavidade pulpar. Isso é uma consequência possível em resposta a traumas.
B - Extrusão contínua do elemento dental: A extrusão implica um deslocamento vertical, o que não é coerente com a subluxação, uma vez que este tipo de trauma não desloca o dente. Por isso, esta alternativa está incorreta como consequência da subluxação.
C - Reabsorção interna: Após um trauma dental como a subluxação, pode ocorrer reabsorção interna devido à resposta inflamatória na polpa que desencadeia a reabsorção das estruturas dentárias internas.
D - Necrose pulpar: A necrose da polpa é uma potencial consequência de qualquer trauma dentário, incluindo a subluxação, especialmente se houver comprometimento do suprimento sanguíneo do dente.
Portanto, a única opção que não representa uma consequência possível da subluxação é a B, pois a extrusão contínua não está associada a esse tipo de trauma.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na maioria dos casos de luxação lateral, a coroa está para a palatina e o ápice radicular para a vestibular. Muitas vezes o ápice é forçado contra a cortical óssea vestibular e o dente fica então travado nesta nova posição e com dificuldade de ser deslocado.
LOPES & SIQUEIRA - 4° ED
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo