Leia o texto a seguir. De qualquer modo, deve-se atribuir a...
De qualquer modo, deve-se atribuir a tais sentimentos ou idéias de obrigações de paternidade da parte de alguns patriarcas, considerável influência na interpretação das condições de raça e classe que desde os começos da colonização do Brasil vêm se verificando no nosso País e resultando em constantes transferências de indivíduos de côr, da classe a que pareciam condenados pela condição da raça materna e, até certo ponto, dêles - a condição de dominados - menos para a condição de dominadores que para a de marginais ou intermediários entre dominadores ou dominados. As transferências de indivíduos e até de grupos inteiros, por esse e por outros meios, de um para outro plano social, é que, acentuando-se, tornaram-se, desde fins do século XVIII, mas, principalmente, durante o século XIX, um dos estímulos mais fortes ao desenvolvimento de formas chamas individuais e, ao mesmo tempo, étnica.
FREYRE, Gilberto. Sobrados e Mucambos: decadência do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano – vol 2. 7. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985, p. 356. [Adaptado].
O texto relativiza a outra interpretação da história brasileira que
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A alternativa correta é a C. Vamos entender por quê.
O trecho citado de Gilberto Freyre aborda a fluidez das relações sociais no Brasil colonial e imperial, especialmente no que se refere à transferência de indivíduos de raça e classe. Freyre sugere que, ao contrário de uma estrutura social rígida, existia uma certa mobilidade social para indivíduos de cor, que podiam passar de uma condição de dominados a uma posição intermediária entre dominadores e dominados.
Para responder corretamente a esta questão, é necessário compreender o conceito de mobilidade social abordado por Freyre e como isso contrasta com a ideia de uma estrutura social fixa e imutável.
Alternativa C - A correta: A interpretação de Freyre relativiza a ideia de limites fixos na estrutura social brasileira do período, mostrando que existia uma mobilidade social, mesmo que limitada. Isso contraria a visão de uma sociedade completamente rígida, onde a posição social era determinada de maneira inflexível pela cor da pele e pela herança familiar.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: Embora a violência na escravidão seja um fato histórico inegável, o texto de Freyre não está focado em discutir isso diretamente. O ponto central é a mobilidade social e não a violência.
Alternativa B: O texto não questiona a capacidade de organização da elite. Freyre está mais preocupado em mostrar como as dinâmicas sociais permitiram alguma mobilidade, e não em criticar a organização da elite.
Alternativa D: A ideia de rejeitar o funcionamento de um sistema de poder truculento não está presente no texto. Freyre não nega a existência de um sistema de poder truculento, mas sim discute como havia espaço para a mobilidade social, ainda que limitada.
Portanto, a alternativa C é a que melhor reflete a interpretação de Freyre sobre a estrutura social brasileira no período colonial e imperial, destacando a mobilidade social existente.
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Comentários
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O trecho de Gilberto Freyre, presente na obra "Sobrados e Mucambos", apresenta uma visão complexa e particular sobre a formação social brasileira. O autor busca entender como as relações de poder e as dinâmicas sociais se desenvolveram ao longo da história do Brasil, dando destaque ao papel do patriarcado e da miscigenação.
A questão proposta pede que identifiquemos qual interpretação da história brasileira o texto de Freyre relativiza.
Analisando as alternativas:
- A) afirma a existência de violência na escravidão: Freyre não nega a existência da violência na escravidão, mas busca analisar como essa violência se relacionava com outros aspectos da sociedade, como o patriarcado e a miscigenação.
- B) demonstra a incapacidade de organização da elite: O texto não se concentra na incapacidade de organização da elite, mas sim nas relações complexas entre os diferentes grupos sociais.
- C) impõe limites fixos na estrutura social brasileira do período: A principal ideia do texto é justamente a de que a estrutura social brasileira era fluida e permeável, com constantes movimentações entre os grupos sociais. Esta é a alternativa correta.
- D) rejeita o funcionamento de um sistema de poder truculento: Embora Freyre não negue a existência de um sistema de poder desigual, ele busca analisar as nuances e complexidades desse sistema, indo além de uma visão simplista de poder e opressão.
Conclusão:
Ao afirmar que a estrutura social brasileira era marcada por constantes transferências de indivíduos entre diferentes classes e grupos, Freyre relativiza a ideia de uma estrutura social rígida e imutável. Ele demonstra que a sociedade brasileira era mais complexa e dinâmica do que uma simples divisão entre dominadores e dominados.
Resposta: Alternativa correta é a C) impõe limites fixos na estrutura social brasileira do período.
Em resumo:
Freyre apresenta uma visão mais nuanced da história brasileira, enfatizando a importância da miscigenação e das relações patriarcais na formação da sociedade brasileira. Ao fazer isso, ele desafia interpretações mais simplistas da história, que tendem a apresentar a sociedade como estática e dividida em grupos sociais rígidos.
Gemini
A palavra ideias não é acentuada!
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