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Q2606341 Conhecimentos Gerais
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Nesse horizonte, não se está mais seguro do que quer dizer a palavra homem. Existe uma história do conceito de homem e é preciso se interrogar sobre essa história: de onde vem o conceito de homem, como o homem ele mesmo pensa o que é o próprio do homem? Por exemplo, quando tradicionalmente se opõe o homem ao animal, se afirma que o próprio do homem é a linguagem, a cultura, a história, a sociedade, a liberdade etc. Podem-se colocar questões sobre a validade de todas essas definições do "próprio" e do homem e, portanto, sobre a validade do conceito de homem tal como geralmente é utilizado. Colocar questões sobre esse conceito de homem é nada ter de seguro a esse respeito. Mas isso não quer dizer ser contra o homem. Frequentemente se acusa a desconstrução de, ao colocar questões sobre a história do conceito de homem, ser inumana, desumana, contra o humanismo. Nada tenho contra o humanismo, mas me reservo o direito de interrogar quanto à história, à genealogia e à figura do homem, quanto ao conceito do próprio do homem.

DERRIDA, J. A solidariedade dos seres vivos. Entrevista por Evando Nascimento, publicada no suplemento Mais! Folha de São Paulo, em 27.5.2001.


De que modo tais reflexões produzem óbice ao etnocentrismo?
Alternativas

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A alternativa correta é a A: Localizando a ação de aspectos próprios de determinadas culturas.

Vamos entender por quê:

O texto de Jacques Derrida aborda a desconstrução do conceito de "homem", que inclui questionar a validade de definições tradicionais usadas para diferenciar o homem de outros seres, como a linguagem, a cultura e a liberdade. Este processo de questionamento e desconstrução é crucial para a crítica ao etnocentrismo, que é a tendência de julgar outras culturas a partir dos padrões da própria cultura. Ao localizar a ação de aspectos que são próprios de cada cultura, Derrida mostra que não há um único padrão universal para definir "homem", o que ajuda a reduzir visões etnocêntricas.

Agora, analisemos as alternativas incorretas:

B - Substituindo os elementos étnicos preponderantes no conceito. Esta opção sugere substituição dos elementos culturais, mas não é isso que Derrida propõe. Ele não fala em substituir, mas em questionar e compreender, sem impor um novo padrão universal.

C - Solucionando os impasses genealógicos de eventos do passado. Derrida não está tentando resolver "impasses" históricos, mas sim questionar e analisar criticamente a história e a genealogia do conceito de homem.

D - Aplicando a neutralidade nas relações de interações entre as culturas. Derrida não propõe neutralidade, mas sim a desconstrução e o questionamento das definições e perspectivas que podem levar a julgamentos etnocêntricos.

Compreender o papel da desconstrução na crítica ao etnocentrismo é fundamental para responder a esta questão corretamente. Derrida nos convida a refletir sobre os conceitos de maneira profunda, o que é essencial para o desenvolvimento de uma visão mais ampla e inclusiva das culturas.

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