Ao estudar as relações de poder na sociedade contemp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: SEDUC-AM Prova: FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Sociologia |
Q491942 Sociologia
Ao estudar as relações de poder na sociedade contemporânea, Pierre Bourdieu distinguiu quatro diversos tipos de capital: o econômico, o social, o cultural e o simbólico.

Com relação aos diversos tipos de recursos associados a cada forma de capital, segundo Bourdieu, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O capital social é constítuido pelo conjunto de recursos a que um indivíduo tem acesso em função das redes de relações nas quais se insere.
( ) O capital cultural se baseia exclusivamente na instrução formal e nas habilidades intelectuais adquiridas por um indivíduo ao longo da vida escolar.
( ) O capital simbólico é a visão de mundo da classe social hegemônica que transforma seus recursos materiais em símbolos de força e poder.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa C.

Para entender melhor os conceitos de Pierre Bourdieu sobre os tipos de capital, vamos analisar cada uma das afirmativas e justificar a correção da alternativa C.

1. "O capital social é constituído pelo conjunto de recursos a que um indivíduo tem acesso em função das redes de relações nas quais se insere."

Esta afirmativa é verdadeira. O capital social, segundo Bourdieu, refere-se às vantagens e recursos que um indivíduo pode obter a partir de suas redes de contatos e relações sociais. Essas redes podem incluir família, amigos, colegas de trabalho e outras conexões que podem proporcionar apoio e acesso a oportunidades.

2. "O capital cultural se baseia exclusivamente na instrução formal e nas habilidades intelectuais adquiridas por um indivíduo ao longo da vida escolar."

Esta afirmativa é falsa. O capital cultural não se limita apenas à instrução formal e às habilidades intelectuais adquiridas na escola. Ele também inclui outras formas de conhecimento e competências culturais, como hábitos, gostos, preferências e modos de se comportar, que são transmitidos de forma implícita pela família e pelo ambiente social. Portanto, reduzir o capital cultural apenas à educação formal é uma visão incompleta.

3. "O capital simbólico é a visão de mundo da classe social hegemônica que transforma seus recursos materiais em símbolos de força e poder."

Esta afirmativa é falsa. O capital simbólico, para Bourdieu, refere-se aos recursos que têm valor simbólico e são reconhecidos e legitimados socialmente, conferindo prestígio, honra e autoridade. Embora a classe hegemônica possa utilizar seus recursos materiais para obter capital simbólico, reduzir o conceito a uma visão de mundo específica é simplificar demais a ideia. O capital simbólico envolve um reconhecimento mais amplo e socialmente compartilhado de legitimidade e prestígio.

Portanto, a sequência correta das afirmativas é V, F, F, que corresponde à alternativa C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: c

Bourdieu (1989) vê o espaço social como um campo de lutas no qual os atores (indivíduos e grupos) elaboram estratégias que permitem manter ou melhorar sua posição social. Estas estratégias estão relacionadas com os diferentes tipos de capital.

Capital cultural: a educação escolar, uma das formas do capital cultural, é um recurso tão útil como o capital econômico na determinação e reprodução das posições sociais. A distribuição desigual das diferentes formas de capital justifica as diferenças de estratégias adotadas por cada indivíduo, no sentido de explicar como os diferentes agentes apreendem, por exemplo, as situações escolares e se acomodam a elas, ou como eles são excluídos do sistema educacional.

Capital social: os dois elementos que constituem o capital social são as redes de relações sociais, que permitem aos indivíduos ter acesso aos recursos dos membros do grupo ou da rede, e a quantidade e a qualidade de recursos do grupo.

Capital econômico: O capital econômico, sob a forma dos diferentes fatores de produção (terras, fábricas, trabalho) e do conjunto de bens econômicos (dinheiro, patrimônio, bens 40 materiais) é acumulado, reproduzido e ampliado por meio de estratégias específicas de investimento econômico e de outras relacionadas a investimentos culturais e à obtenção ou manutenção de relações sociais que podem possibilitar o estabelecimento de vínculos economicamente úteis, a curto e longo prazo.

Capital simbólico :a utilização desses capitais, somados ao capital econômico, montante de capital que possui liquidez e possibilidade de apropriar bens de consumo, gera a produção do capital simbólico, cujo processo de uso e consumo das coisas, bem como a participação ou não de eventos culturais, gera a distinção de classes sociais.

 

Fontes:

https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/7122/7122_3.PDF

file:///C:/Users/Amana/Downloads/4888-15810-1-SM.pdf

Pierre Bourdieu, um renomado sociólogo francês, identificou quatro tipos principais de capital:

  • Capital Econômico: Refere-se aos recursos financeiros e materiais, como dinheiro, propriedades e ativos.
  • Capital Social: Envolve as redes de relações e conexões sociais que uma pessoa possui, que podem ser usadas para obter vantagens e oportunidades.
  • Capital Cultural: Inclui conhecimentos, habilidades, educação e outros atributos culturais que uma pessoa adquire ao longo da vida.
  • Capital Simbólico: Relaciona-se ao prestígio, reconhecimento e honra que uma pessoa ou instituição possui dentro de um determinado campo social.  É o reconhecimento social que um indivíduo recebe por possuir determinados tipos de capital. É o poder de influenciar e ser reconhecido como legítimo em uma determinada sociedade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo