Segundo Carmo (1997, p.15), "podemos definir trabalho como ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1704237 Conhecimentos Gerais

Segundo Carmo (1997, p.15), "podemos definir trabalho como toda atividade realizada pelo homem civilizado que transforma a natureza pela inteligência. Há mediação entre o homem e a natureza: domando-a ele o seu desejo, visa a extrair dela sua subsistência". Neste conceito, o homem é um agente de transformação, e o trabalho a sua obra. A subsistência seria o objetivo e o fim da sua intervenção. 


Sobre a relação Trabalho e sociedade na História podemos afirmar que:


1. Nas sociedades primitivas o homem começou a explorar a terra, a ter domínio sobre os animais que utilizará para corte ou tração, a caçar e a pescar, já vivendo em pequenas tribos, o trabalho passou a exigir a participação de todos, e o seu produto, a ser visto como um bem comum. O trabalho passou a organizar a vida da tribo, que sistematizou as forças produtivas, utilizou sua energia e tempos livres para a criação de novos instrumentos e o planejamento da produção. Ainda que primitivamente, o homem construiu a noção de períodos, uma divisão entre o tempo destinado ao trabalho e ao lazer. 


2. Na idade média, o trabalho se organizou segundo o modelo de produção feudal, a ênfase do trabalho recaiu na expiação dos pecados e no combate à fraqueza da carne. Nesse modelo as relações sociais caracterizaram-se por rígida hierarquia entre os senhores, proprietários das terras, e os servos, aqueles que as cultivavam. A esses últimos cabia, em troca do trabalho, apenas a parte da produção necessária à subsistência familiar. Os servos deviam obediência aos senhores, mas, diferentemente dos escravos, possuíam direito à vida e proteção dos senhores em caso de guerra. À igreja, que detinha o saber competia à manutenção dos princípios de obediência que regulavam essas relações.


3. No período da revolução industrial, houve o aniquilamento das manufaturas e um deslocamento dos operários para as grandes indústrias, onde desempenharam tarefas rotineiras e mecânicas. A produção em larga escala, por sua vez, provocou a alienação do operário do sentido do seu trabalho. Sendo ele uma "peça da engrenagem", tendo sua participação restrita a uma limitada etapa do processo produtivo, o operário não reconhece no conjunto da produção o seu trabalho, não sabe quem é o consumidor do seu produto, bem como não participa das decisões referentes ao processo de produção. Na revolução industrial o operário se constituía uma "peça da engrenagem".


4. Na atualidade, a característica do trabalho é a sua inquestionável necessidade e importância, a ponto de identificar o homem. Para Marx a essência do ser humano está no trabalho. O que os homens produzem é o que eles são. O homem é o que ele faz. O homem se vê humano enquanto ser produtivo, enquanto vinculado a um ofício e possuidor de uma identidade profissional. O trabalho lhe confere dignidade, estabilidade, status e vínculo. O trabalho se confunde com o cotidiano e representa uma saída para controle da intimidade espiritual, na medida em que estabelece identidade e complementariedade com o coletivo social. 


5. Na modernidade, o trabalho apresenta propriedades extrínsecas e intrínsecas . Nas condições referentes ao emprego: um salário justo e aceitável; estabilidade; vantagens apropriadas; saúde; processos adequados. Nas condições do trabalho em si são elencados: variedade e desafio; aprendizagem contínua; margem de manobra, autonomia; reconhecimento e apoio; contribuição social que faz sentido; um futuro desejável. Em seus aspectos dão conta de um valor social do trabalho, da atribuição de valor ao que se faz da possibilidade de aprendizagem e criação, do desafio e de uma perspectiva de futuro atraente.


Estão CORRETAS:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O trabalho humano é aquele que transforma conscientemente a natureza. É o ser humano que ressignifica o meio ambiente, transformando um determinado recurso dado pela natureza em algo que ela não tem. E, é o trabalho que garante a sobrevivência da espécie. No entanto, a forma pela qual é encarado o trabalho varia ao longo da história. Na idade média era considerado um fardo dado por Deus para determinado grupo social : os servos, cuja função social era a de trabalhar. Em outro momento a concepção calvinista do trabalho o apresentava como uma forma de salvação e de louvor a Deus. 
As afirmativas mostram esta relação entre o homem e o trabalho ao longo da História . Portanto, conhecimento de História é fundamental para a reposta Paralelamente à revolução Industrial o trabalho passou a ser entendido como o que dignifica o ser humano e , hoje em dia, é o que define o ser humano. 
1. INCORRETA - As primeiras sociedades nômades não possuíam agricultura com exploração da terra e não domesticavam os animais. Isso foi acontecendo paulatinamente de acordo com a adaptação dos homens aos ciclos da natureza e na forma como eles se adaptavam a ela por meio da razão criando a realidade necessária para si. A criação de instrumentos de trabalho está diretamente relacionada a transformação da natureza para a sua melhor adaptação e sobrevivência. 
2. CORRETA - A sociedade atual tem como base o sistema econômico capitalista. O filosofo Karl Marx diz que no sistema capitalista o ser humano não se reconhece mais no fruto do seu trabalho, por que ele não é capaz de enxergar o seu papel no produto final. Os conceitos de intimidade e de espiritualidade para Marx são determinadas por condições materiais e econômicas concretas e pelas relações de produção. 

3. CORRETA - Na Revolução Industrial foram criadas novas tecnologias, como o tear mecânico, as máquinas a vapor e as fiadeiras hidráulicas. Estas máquinas transformaram as relações de trabalho e a vida da classe operária e da burguesia industrial. Os operários passaram a vender a sua força de trabalho e a burguesia industrial era a dona dos meios de produção. A alienação do operário, segundo Karl Marx, está relacionada ao fato do trabalho ser um meio de satisfazer as necessidades externas a ele. 

4. INCORRETA - A sociedade atual tem como base o sistema econômico capitalista. O filosofo Karl Marx diz que no sistema capitalista o ser humano não se reconhece mais no fruto do seu trabalho, por que ele não é capaz de enxergar o seu papel no produto final. Os conceitos de intimidade e de espiritualidade para Marx são determinados por condições materiais e econômicas concretas e pelas relações de produção. 

5. CORRETA -O que se espera do trabalho hoje em dia: a possibilidade de uma vida digna e confortável, através de uma paga justa pelo que é feito, além da construção do que é entendido como “ futuro". O trabalho é visto como tendo uma função para o indivíduo e para a sociedade 


A) INCORRETA – A afirmativa 1 está incorreta e as afirmativas 3 e 5 estão corretas. 
B) INCORRETA - As afirmativas 1 e 4 estão incorretas e a afirmativa 2 está correta. 
C) INCORRETA – As afirmativas 2 e 5 estão corretas e a afirmativa 4 não está. 
D) INCORRETA - As afirmativas 2 e 5 estão corretas e a afirmativa 1 não está. 
E) CORRETA - As afirmativas 2, 3 e 5 estão corretas. 

Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

1- No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos

erro da 1 é que o primitivos viviam como nomades

Questão boa!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo