Da ideia de mestiçagem introduzida no Brasil, apreende-se c...

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Q1704238 Geografia
Da ideia de mestiçagem introduzida no Brasil, apreende-se como a transformação desse conceito na ideologia de Estado, auxiliará na construção do Estado nacional a partir dos anos 30. Trata-se de uma visão de mundo que reinventa o país, na medida em que revela a possibilidade de convivência dos diferentes grupos socioculturais então residentes dentro das fronteiras político-geográficas da nação brasileira. Deve-se lembrar que até as primeiras décadas do século XX, uma questão polarizou o debate político brasileiro, a saber, até que ponto seria possível constituir uma nação unitária e progressista nos trópicos, partindo-se de grupos populacionais tão heterogêneos quanto ex-escravos e seus descendentes, os diversos povos indígenas, imigrantes de diferentes origens e “mestiços” de todos os tons.
Sobre a ideia de mestiçagem, que foi construída ao longo da História do Brasil como discurso do Estado é CORRETO afirma que: 
1. Os negros possuíam uma consciência subdesenvolvida, não estando em condições de assumir todos os direitos e deveres que cabiam aos demais cidadãos. Nesse sentido, o primeiro código penal republicano, ao não distinguir os cidadãos conforme a cor de sua pele, tornou-se alvo da dura critica. O determinismo biológico foi o componente fundante para uma leitura de cidadania que não previa o cruzamento entre raças no início do século XIX, que irremediavelmente seria a degradação da “raça brasileira”. 
2. A desigualdade e os problemas sociais, historicamente construídos, como o subjugo de determinados grupos como mulheres ou negros, são como constitutivas de uma essência brasileira, infensas à possibilidade de transformação. Supõe-se uma cultura unificada como fundamento da nação, em que restam limitados os espaços para a expressão de novas formas culturais, como aquelas trazidas pelos imigrantes que chegam ao país a partir da segunda metade do século XIX e incorporadas a ideia de nação brasileira.

3. A intervenção estatal no campo da cultura baseou-se em um conceito essencialista de brasilidade, através do qual algumas formas culturais foram promovidas, enquanto outras manifestações, igualmente existentes, foram sistematicamente desconsideradas. Brasilidade se apresentou como uma identidade mestiça não étnica, capaz de assimilar todas as outras representações étnicas. A ideia de raça foi desqualificada enquanto instrumento dos discursos políticos depois de 1930 e assim se constituiu o mito da democracia racial, componente indispensável da ideologia da mestiçagem. 
4. A partir dos anos 70 o conceito raça através, da influência da discussão norte-americana, ganhou renovada importância política no Brasil, funcionado como instrumento de ruptura da homogeneidade construída, simbolicamente, pela política da mestiçagem, como se tratasse de dissociar os grupos socioculturais fundidos na simbologia da nação mestiça. Assim, o conceito raça se transformou em instrumento de mobilização política, em construção discursiva e que deve fazer dos diferentes estratos populacionais afrodescendentes – do ponto de vista social e cultural tão diverso entre si – um coletivo político.
5. O discurso da mestiçagem como etapa transitória no processo de branqueamento constitui peça central da ideologia racial brasileira e acrescenta que a população negra no Brasil representa, do ponto de visita da elite pensante, uma ameaça ao futuro da raça e da civilização branca no país. Para essa elite, o discurso da mestiçagem contém um ideal implícito de homogeneidade que não contempla a existência da população negra, o que o leva a falar de etnocídio e da construção de uma ideologia de mestiçagem que parte das organizações étnicas formadoras da sociedade brasileira para permitir sua aceitação.
Estão CORRETAS: 
Alternativas

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A alternativa correta é a alternativa D: 2, 3 e 4.

A questão aborda o tema da mestiçagem no Brasil, um conceito fundamental para entender a formação da identidade nacional e as dinâmicas sociais ao longo do século XX. Esse conceito foi utilizado pelo Estado para fomentar a ideia de uma nação unitária, apesar da diversidade étnica e cultural. Vamos analisar cada uma das alternativas para compreender por que a alternativa D é a correta.

Alternativa 1: Afirmar que os negros possuíam uma consciência subdesenvolvida e que o determinismo biológico foi central na leitura de cidadania não reflete a transformação do conceito de mestiçagem em ideologia de Estado a partir dos anos 30. Essa visão é mais característica do contexto anterior ao século XX, onde o determinismo racial era mais prevalente. Portanto, essa alternativa é incorreta.

Alternativa 2: Falar sobre a desigualdade e os problemas sociais como constitutivos de uma essência brasileira e a limitação de espaços para novas formas culturais reflete aspectos verdadeiros da história brasileira. A ideia de uma cultura unificada e a incorporação limitada de novas formas culturais são realidades observadas. Assim, essa alternativa é correta.

Alternativa 3: A intervenção estatal e a promoção de algumas formas culturais em detrimento de outras, a construção da identidade mestiça e o mito da democracia racial são elementos que realmente compõem a ideologia de mestiçagem do Estado brasileiro a partir dos anos 30. Dessa forma, essa alternativa é correta.

Alternativa 4: A renovada importância política do conceito de raça a partir dos anos 70, influenciada pela discussão norte-americana, também é um fato histórico. Esse conceito passou a ser utilizado como instrumento de mobilização política para destacar as diferenças e lutar pelos direitos dos afrodescendentes. Portanto, essa alternativa é correta.

Alternativa 5: A ideia de mestiçagem como etapa transitória no processo de branqueamento e a visão da elite pensante sobre a ameaça da população negra ao futuro da civilização branca refletem um ideal de homogeneidade que não corresponde à ideologia de mestiçagem promovida pelo Estado a partir dos anos 30. Essa visão é mais característica do pensamento racialista do final do século XIX e início do século XX. Por isso, essa alternativa é incorreta.

Portanto, as alternativas 2, 3 e 4 são as que corretamente refletem a transformação da ideia de mestiçagem na ideologia de Estado e na construção do Estado nacional brasileiro a partir dos anos 30.

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Comentários

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QUESTÃO GRANDE DA FEBI TIFI

Que lapa de questão grande da bexiga

Por favor, alguém pode dar outra explicação sobre essa 3?

À alma boa que ajudar: manda mensagem no meu PV para que eu seja notificado e possa ler sua explicação.

Grato, desde já!

Abraço, bons estudos!

Sobre a 3, as diferenças entre BR e EUA

  • BR
  • Buscou-se branquear a população
  • Por isso a mestiçagem
  • EUA
  • Queriam manter a "história" familiar
  • Branco casava com branco
  • Negro e Branco nem pensar (histórico)

Então por a população ser maioria negra na época (escravos) o governo precisava "criar" um estilo brasileiro, então por isso moldou algumas culturas, pois precisava de identidade brasileira e não estrangeira.

Questão grande do caramba.

Alguém sabe o erro da I?

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