Leia o excerto a seguir. Des que nesta terra estou, que vim...
Des que nesta terra estou, que vim com Vossa Mercê, dous desejos me atormentaram sempre: hum, de ver os christãos destas partes reformados em bons costumes, e que fossem boa semente transplantada nestas partes que desse cheiro de bom exemplo; e outro, ver disposição ao gentio para se lhe poder pregar a palavra de Deus, e eles fazerem-se capazes da graça e entrarem na Igreja de Deus.
NÓBREGA, Manuel da. A Thomé de Sousa. In: Cartas do Brasil, 1549-1560.
A literatura de formação, por vezes conhecida como quinhentista, esteve bastante alinhada aos interesses das missões da Companhia de Jesus, pois visava a
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O excerto apresentado é uma carta de Manuel da Nóbrega, um dos primeiros jesuítas a chegar ao Brasil, e reflete os desejos e as preocupações dos missionários jesuítas durante o período colonial. Esse tipo de texto faz parte da chamada literatura de formação, que foi produzida pelos europeus, especialmente pelos jesuítas, no contexto da colonização do Brasil.
A alternativa D: impor a cosmovisão cristã-europeia para os povos nativos é a que melhor representa o objetivo da literatura de formação jesuítica, como expressado no excerto. A Companhia de Jesus, ao chegar ao Brasil, tinha como um de seus principais propósitos a conversão dos povos indígenas ao cristianismo, impondo assim a visão de mundo europeia-cristã sobre as culturas nativas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo