Leia a tirinha abaixo: Sobre o racismo e o preconceito na hi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1704242 Conhecimentos Gerais

Leia a tirinha abaixo: 

Imagem associada para resolução da questão


Sobre o racismo e o preconceito na história do Brasil é CORRETO afirmar que:


1. As teorias racistas largamente difundidas na sociedade brasileira e o projeto de branqueamento vigoraram até os anos 30 do século XX, quando foram substituídos pela chamada ideologia da democracia racial, entretanto, nesse novo contexto, a valorização da miscigenação e do mulato continuaram propiciando a disseminação de um ideal de branqueamento como projeto pessoal e social.


2. Em um contexto de grande força do pensamento autoritário, o processo de construção social do Brasil ganhou expressão máxima na obra de Francisco Campos, de Oliveira Vianna e da geração de intelectuais autoritários dos anos 20, e o diagnóstico de um país marcado pela desorganização social reforçou a busca de uma concepção de nação que afirmasse a unidade do povo em torno de um conjunto integrado e harmonioso, no qual a questão racial foi sistematicamente negada.


3. A elite colonial brasileira organizou um sistema de discriminação legal e uma ideologia racista que justificasse as diferentes posições sociais dos grupos raciais, ela compartilhava do conjunto de estereótipos de preconceitos negativos em relação ao negro em que amparava sua visão hierárquica de sociedade, por sua vez, o elemento branco era dotado de uma positividade que se acentuava quanto mais próximo estivesse da cultura europeia.


4. O conceito de democracia racial forneceu uma nova chave interpretativa para a realidade brasileira, com o progressivo desaparecimento do discurso racista e preconceituoso, dando lugar a ideia de cultura como projeto nacional de valorização do povo brasileiro pela formação da nação que ultrapassou e fundiu os grupos raciais presentes em sua formação pelo nascimento de uma nação integrada, mesmo que heterogênea.


5. O desafio de construir de uma sociedade com políticas públicas beneficiem, de forma geral e abrangente, o conjunto da população está diretamente associado ao enfrentamento da questão racial, que perpassa o tecido social e as relações sociais que, de modo geral, estruturam o cotidiano, reafirmando patamares surpreendentes de desigualdade, pois a negação da existência de um problema racial parece ser o sustentáculo do processo de reprodução das desigualdades sociais no país.


Estão CORRETAS:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar as afirmativas:

1- As teorias racistas e o projeto de branqueamento vigoraram no Brasil até os anos 30 do século XX. Essas teorias afirmavam que os negros eram inferiores aos brancos, e que a presença deles no Brasil era uma ameaça à ordem social. O projeto de branqueamento era uma política oficial do governo brasileiro que visava à miscigenação racial como forma de "clarear" a população brasileira. No início do século XX, o Brasil passou por um processo de modernização, e a elite intelectual brasileira buscava uma forma de construir uma identidade nacional que fosse capaz de unir a população brasileira, que era marcada pela diversidade racial. A ideologia da democracia racial foi uma forma de responder a essa demanda. Ela afirmava que o Brasil era uma democracia racial, na qual não havia discriminação racial. Essa ideologia contribuiu para a construção de uma identidade nacional que era baseada na ideia de que o Brasil era um país integrado e harmonioso. No entanto, a ideologia da democracia racial não eliminou o racismo no Brasil. O racismo continuou a existir no Brasil, mas passou a ser negado. A negação da existência do racismo contribuiu para a perpetuação das desigualdades raciais no Brasil.

2- A afirmação é correta porque reflete o contexto histórico em que surgiu a ideologia da democracia racial. No início do século XX, o Brasil passava por um processo de modernização, e a elite intelectual brasileira buscava uma forma de construir uma identidade nacional que fosse capaz de unir a população brasileira, que era marcada pela diversidade racial. A ideologia da democracia racial foi uma forma de responder a essa demanda. Ela afirmava que o Brasil era uma democracia racial, na qual não havia discriminação racial. Essa ideologia contribuiu para a construção de uma identidade nacional que era baseada na ideia de que o Brasil era um país integrado e harmonioso.

5 - A afirmação é correta porque o racismo continua a ser um problema no Brasil. As pessoas negras e pardas continuam a ocupar as posições sociais mais baixas da sociedade, e continuam a sofrer discriminação racial. O racismo é um problema estrutural no Brasil, e ele se manifesta em diferentes esferas da sociedade, como na educação, no trabalho, na moradia e na segurança pública. A negação da existência do racismo não contribui para a sua superação, mas apenas impede que o problema seja enfrentado.

Já afirmação 3 está incorreta porque a ideologia da democracia racial não substituiu as teorias racistas e o projeto de branqueamento, mas apenas coexistiu com elas. Na verdade, a ideologia da democracia racial contribuiu para a perpetuação do racismo no Brasil, pois ela impediu que o problema fosse discutido e enfrentado. A afirmação 4 também está incorreta pois o conceito de democracia racial não eliminou o racismo no Brasil, mas apenas o obscureceu. O racismo continuou a existir no Brasil, mas passou a ser negado.

Resposta: B

Gabarito do Professor: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo