No que se refere à recuperação após falha, julgue o item se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2275503 Banco de Dados

No que se refere à recuperação após falha, julgue o item seguinte.  


Na técnica de modificação de banco de dados adiada, a atomicidade da transação é garantida registrando-se todas as modificações do banco de dados no log, mas adiando-se a execução de todas as operações WRITE de uma transação até que a transação seja parcialmente confirmada, para transações executadas em série.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C - Correto

A questão refere-se ao conceito de recuperação após falha em sistemas de banco de dados, mais especificamente à técnica de modificação de banco de dados adiada, também conhecida como write-ahead logging (WAL). Esta técnica é uma estratégia para garantir a propriedade de atomicidade em uma transação, que é um dos quatro princípios da propriedade ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade).

Neste método, todas as modificações que uma transação deseja realizar são primeiramente registradas em um log. Este log contém informações suficientes para que, em caso de uma falha, o sistema possa refazer as operações confirmadas e desfazer as operações de transações não confirmadas. Isso significa que nenhuma alteração é realmente feita no banco de dados até que a transação esteja "parcialmente confirmada", ou, em outras palavras, até que esteja pronta para ser efetivada.

A atomicidade é garantida porque se uma falha ocorre antes da transação ser confirmada, as modificações que estavam apenas registradas no log e ainda não aplicadas ao banco de dados podem ser descartadas, mantendo assim a consistência do banco de dados. Por outro lado, se uma transação está parcialmente confirmada e uma falha ocorre, as operações registradas no log são aplicadas para assegurar que a transação seja completada, garantindo a atomicidade.

É importante notar que o termo "transações executadas em série" refere-se à serialização das transações, que é uma forma de garantir o isolamento das transações. Entretanto, a técnica de modificação de banco de dados adiada está mais diretamente relacionada à atomicidade do que ao isolamento.

Portanto, a afirmação da questão está correta, pois descreve adequadamente a técnica de modificação de banco de dados adiada, garantindo a atomicidade de transações em sistemas de gerenciamento de banco de dados.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: Certo.

Vamos a analogia meio M. que eu tive para responder esse negócio do Mr. Satan , não o do DBZ.

Tenho uma modificação ADIADA, como eu garanto a atomicidade de algo que está adiada?

- Registrando as coisas, porém, não fazendo. "Meio que preparando", a questão fala disso na parte de registrar as coisas no LOG.

Quanto a parte do writer, eu pensei, cara se eu escrever a minha modificação ADIADA não será mais adiada, ela será concluída. então dentro do contexto de adiar, ela perderia a atomicidade...

- Eu sei, posso parecer louco, não uso drogas e passo no Toxicológico, no Psico não garanto kkkk

discordo da afirmativa no trecho “até que seja parcialmente confirmada”. Na verdade ela aguarda que todas as operações da transação sejam finalizadas para aí sim gravar no banco de dados em definitivo/em disco. Por isso seu funcionamento é também chamado de NO-UNDO/REDO, pois em caso de falhas não é necessário desfazer nada no banco, apenas refazer transações concluídas e não confirmadas. A estratégia citada parece mais a UNDO/REDO que lida com transações parciais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo