Um servidor de notícias, utilizando-se o Outlook Express, é um
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra A
A questão trata do conceito de servidores de notícias, que são uma parte do conjunto de serviços que podem ser acessados através da Internet. Ao analisarmos as alternativas apresentadas, nosso foco deve estar em compreender o que é um servidor de notícias e como ele se relaciona com o Outlook Express, que é um cliente de e-mail e notícias já descontinuado, mas que na época em que era utilizado tinha a capacidade de acessar grupos de notícias do tipo Usenet.
Um servidor de notícias é uma plataforma onde as notícias são compartilhadas e discutidas em grupos específicos, chamados de grupos de notícias ou newsgroups. Cada grupo é como um fórum onde os usuários podem postar mensagens ou artigos sobre temas específicos. Estes servidores são projetados para armazenar e distribuir essas postagens aos usuários que estão inscritos nos respectivos grupos.
Com isso em mente, podemos justificar a alternativa correta:
A alternativa A afirma que um servidor de notícias é um "computador que armazena milhares de grupos de notícias". Esta descrição está correta, pois é exatamente o papel de um servidor de notícias: armazenar e gerenciar o acesso aos diversos grupos de notícias disponíveis na Usenet, permitindo que os usuários, através de um cliente de notícias como o Outlook Express, possam ler e postar mensagens nesses grupos. Não se trata apenas de um computador comum, mas sim de um sistema configurado para hospedar e facilitar esse tipo de comunicação em massa.
É importante entender que, embora o Outlook Express pudesse ser usado para acessar esses grupos de notícias, ele em si não é o servidor, mas sim o cliente que se conecta ao servidor para acessar o conteúdo disponibilizado lá.
As demais alternativas não descrevem adequadamente o que é um servidor de notícias, ou misturam conceitos de serviços diferentes, como o provedor de serviços de Internet ou a função de armazenar mensagens de e-mail, que não são funções primárias de um servidor de notícias.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito letra A.
Um servidor de notícias é um serviço "histórico" da rede, usado para se comunicar/compartilhar arquivos em uma área chamada "GRUPOS".
Para poder usar esse serviço você precisará de um programa que acesse newsgroup/grupo de notícias. Para windows existem o Outlook, Thunderbird, etc.. (que também são programas de emails), que permitem a leitura de notícias.
Leitores de grupos de notícias, ou programas de leitura de notícias, são usados para ter acesso a vários tipos de grupos de notícias (grupo de notícias: um conjunto de mensagens postadas por indivíduos para um servidor de notícias, um computador mantido por uma empresa, grupo ou indivíduo. Alguns grupos de notícias são monitorados, mas a maioria não é, e as mensagens podem ser postadas e lidas por qualquer pessoa que tenha acesso ao grupo.), para baixar e ler mensagens de notícias e para publicar respostas a elas. Os grupos de notícias podem oferecer informações valiosas de pessoas que usam os mesmos produtos e tecnologias que você ou podem ser usados para descobrir o que outras pessoas pensam sobre um assunto. Você pode encontrar grupos de notícias sobre praticamente qualquer tema, tanto na Internet como na intranet da sua empresa.
Na página da microsoft office você pode aprender a configurar o programa que será utilizado para a leitura de notícias.
Não confundir Servidor com Provedor. O primeiro está associado a máquinas (computadores) que realizam tarefas, já o segundo são, de forma simples, os entremeios que ligam as pessoas a internet, empresas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo