Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q535619 Português
Céu da Boca 

    Uma das sedes da nostalgia da infância, e das mais profundas, é o céu da boca. 
    A memória do paladar recompõe com precisão instantânea, através daquilo que comemos quando meninos, o menino que fomos. O cronista, se fosse escrever um livro de memórias, daria nele a maior importância à mesa de família, na cidade de interior onde nasceu e passou a meninice. A mesa funcionaria como personagem ativa, pessoa da casa, dotada do poder de reunir todas as outras, e também de separá-las, pelo jogo de preferências e idiossincrasias do paladar − que digo? da alma, pois é no fundo da alma que devemos pesquisar o mistério de nossas inclinações culinárias. 
    A mesa mineira era grande, inteiriça e de madeira clara. À esquerda e à direita, estiravam-se dois bancos compridos, em que irmãos e parentes em visita se sentavam por critério hierárquico. À cabeceira, na cadeira de jacarandá e palhinha, o pai presidia. 
    A comida, imune a influências no meio ilhado entre montanhas, era simples, simples a lembrança que deixou; e quem dela se nutriu quase sempre torce o nariz aos requintes, excentricidades ou meras variedades culinárias de outras terras.

(Adaptado de: ANDRADE, Carlos Drummond de. A bolsa e a vida. São Paulo, Companhia das Letras, 2012, p. 91-92.) 
Para o autor,
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) a memória do paladar está relacionada a reminiscências de quem fomos na infância e de relações de afeto com nossos familiares. 
Comentário: 'A memória do paladar recompõe com precisão instantânea, através daquilo que comemos quando meninos, o menino que fomos."

b)nossas preferências culinárias vêm do fundo da alma e, portanto, permanecem imunes à influência do meio em que somos criados. 
Comentário: "A comida, imune a influências no meio ilhado entre montanhas, era simples, simples a lembrança que deixou;" - a comida fica imune às influências externas, conservando a simplicidade da cidade do interior.

c)os hábitos alimentares adquiridos ao longo da vida adulta alteram a lembrança do contexto em que vivemos na nossa infância. 
Comentário: "e quem dela se nutriu quase sempre torce o nariz aos requintes, excentricidades ou meras variedades culinárias de outras terras."

d) a memória do paladar da infância é despertada ao se apreciar uma refeição idêntica àquela do passado e não uma outra refeição, diferente.
Comentário: Nada a ver com o que é dito no texto de Drummond

e) nossas inclinações culinárias vão se sofisticando ao longo dos anos, sendo que pratos simples tendem a ser preteridos por requintados. (preterir = desprezar) 
Comentário: errado - "e quem dela se nutriu quase sempre torce o nariz aos requintes, excentricidades ou meras variedades culinárias de outras terras."

Reminiscências:  Ato de se lembrar.

A frase ficaria maios ou menos assim: 

A memória do paladar está relacionada a reminiscências = (LEMBRANÇAS) de quem fomos na infância e de relações de afeto com nossos familiares. 


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo