Ao longo da história dos estudos linguísticos, as concepções...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2562579 Português
Ao longo da história dos estudos linguísticos, as concepções de linguagem foram se ampliando e se tornaram um campo que vislumbra teoria e práticas de ensino. É comum docentes se depararem com uma concepção de linguagem ligada à língua como código capaz de transmitir ao receptor certa mensagem e, em livros didáticos de Língua Portuguesa, pode ser confessada nas instruções ao professor, nas introduções, nos títulos, embora em geral seja abandonada nos exercícios gramaticais. A concepção que melhor reflete essa descrição é a da linguagem como
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata das diferentes concepções de linguagem ao longo da história dos estudos linguísticos e como essas concepções se refletem nas práticas de ensino, especialmente em materiais didáticos. Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que melhor corresponde à descrição apresentada na pergunta.

Alternativa A: Reflexo da sociedade.

  • Essa concepção de linguagem entende que a língua reflete a sociedade em que é falada, ou seja, as estruturas sociais, culturais e históricas de uma comunidade estão incorporadas na língua. Embora isso seja uma visão importante, a descrição da questão não menciona diretamente a relação entre linguagem e sociedade, mas sim o uso da linguagem como um meio de transmitir mensagens. Portanto, esta alternativa não é a mais adequada.

Alternativa B: Uma forma de interação.

  • A linguagem como forma de interação se refere à concepção que vê a linguagem como um meio pelo qual os indivíduos se comunicam e interagem socialmente. Essa visão é muito presente nas abordagens comunicativas e pragmáticas da linguagem, onde a ênfase está na função social e interacional da língua. Contudo, a questão destaca a ideia de transmissão de mensagens, o que aponta mais para a comunicação do que para a interação em si. Então, essa alternativa também não é a mais precisa.

Alternativa C: Expressão do pensamento.

  • Esta concepção trata a linguagem como um reflexo ou expressão direta do pensamento. Nessa perspectiva, a língua seria um meio para externalizar o que o indivíduo pensa. No entanto, a questão aborda a linguagem mais como um código utilizado para transmitir mensagens, e não necessariamente como uma expressão direta do pensamento. Portanto, esta alternativa também não é a correta.

Alternativa D: Instrumento de comunicação.

  • A concepção de linguagem como instrumento de comunicação é a que melhor se alinha com a descrição da questão. Nessa visão, a linguagem é vista como um código que serve para transmitir informações de um emissor para um receptor. Essa perspectiva, comumente encontrada em materiais didáticos, foca na ideia de que a língua é um meio eficiente de comunicação, utilizando-se de regras e estruturas para garantir que a mensagem seja compreendida pelo interlocutor. Essa descrição corresponde diretamente ao que foi mencionado na questão.

Alternativa E: Um conjunto de regras.

  • Ver a linguagem como um conjunto de regras é uma visão mais estruturalista, focada na gramática e na formalização das regras linguísticas. Embora seja uma concepção importante, ela não reflete a ideia central da questão, que está mais voltada para o uso da linguagem como meio de comunicação. Assim, essa alternativa não é a correta.

Li pausadamente, e depois mais pausadamente ainda.

Quando fala que é a forma de falar com os alunos e nos livros a forma de falar com o professor, é comunicação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo