A frase escrita com clareza e atendendo às normas de concor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q535622 Português
A frase escrita com clareza e atendendo às normas de concordância da norma-padrão é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) Algumas pessoas detêm ... 

b)Pode haver muitas explicações científicas... o verbo haver "contamina seu verbo auxiliar" mantendo-o na 3ª pessoa do sing.

c) GAB

d) Quando alguns alimentos se enchem de significado afetivo tornam-se catalisadores de recordações; por isso, voltar ao passado ao prová-los serão inevitáveis. 

 não separa o sujeito de predicado, ou seja, não tem essa virgula antes do verbo tornam-se.

e) O paladar pode evocar experiências agradáveis...

Gabarito "C"


a) Há dois erros nessa assertiva: "Detém" - o correto é "Detêm" no plural. O outro erro está em toda a segunda oração que se inicia com o pronome relativo "As quais", quando o correto é "A qual", já que se refere à "capacidade" e não a "pessoas" como quer fazer crer o examinador. Vou reescrever de forma correta: Algumas pessoas detêm uma capacidade para memorizar sabores e texturas maior que a média,a qual passa a ser usada como ferramenta de trabalho. (o que vai ser usado como ferramenta de trabalho é a capacidade da pessoa).

b) "Podem haver muitas explicações..." - o correto: "Pode haver muitas explicações...". O verbo "haver" é impessoal, fica, portanto no singular; "pode" é auxiliar que deve assumir o mesmo comportamento do principal.

d) Toda a construção dessa assertiva está correta - inclusive, as colocações das vírgulas e do ponto e vírgula - até chegar nas palavras "serão inevitáveis". O correto seria: "é inevitável". O examinador ilude o candidato ao fazê-lo acreditar que "inevitáveis" deve concordar com "prová-los."Vou reescrever da forma correta: Quando alguns alimentos se enchem de significados afetivos, tornam-se catalisadores de recordações; por isso, voltar ao passado ao prová-los é inevitável.

e) "O paladar....podem evocar..." - o correto: "O paladar ....pode evocar..."

Gostaria de entender melhor as vírgulas usadas na assertiva C em (, pelos poetas, uma ponte entre o corpo e a alma,).

Eu acredito que na letra E o erro está em "traumas que se julgava resolvido" (correto: traumas que se julgavam resolvidos). "Podem", como se refere à olfato e a paladar, pode ficar no singular (caso concorde com o sujeito mais próximo) ou plural (ambos sujeitos) .

Gente na alternativa D a forma correta seria ''enchem-se'' ou nao? Pq na minha opinião não tem nem uma palavra atrativa antes dela. Me ajudem ..

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo