"Semáforos, por exemplo. Eles poderiam ter a fiação enterr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: DETRAN-MA Prova: FGV - 2013 - DETRAN-MA - Analista de Trânsito |
Q458867 Português
"Semáforos, por exemplo. Eles poderiam ter a fiação enterrada ou a fonte de energia e os sistemas de controle automático protegidos por caixas blindadas. Isso não é nenhuma maravilha da tecnologia, algo revolucionário. Existe em qualquer cidade organizada. E tanto é acessível que já há projetos para a instalação desses equipamentos em São Paulo".

Ao escrever o que aparece sublinhado nesse segmento do texto, o autor do texto se defende previamente de um argumento oposto, que é o de que se trata de uma solução
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Esse gabarito não está conferindo. É notório que a resposta correta é a "E". Afinal de contas o autor utiliza de figuras exemplificativas para mostrar o quão simples seria resolver o problema dos semáforos; que a solução já existe e "não é nenhuma maravilha da tecnologia"...

Não faze sentido nenhum essa resposta

Pelo que eu entendi a questão pede qual o argumento oposto à ideia do autor, o qual ele já previamente se defende, o argumento contrário à ideia de uma coisa que "não é nenhuma maravilha da tecnologia" no meu entender seria algo "exageradamente sofisticado". Ele defende ser algo simples. Deveria ser anulada.

Assim fica difícil.

Se levar em conta somente o texto sublinhado, ao pé da letra, a resposta pode ser C. Mas, se levarmos em conta, o que vem escrito, exatamente antes, subentende-se a B. Pois, realmente, não é difícil nem complexo enterrar fios.

Vamso lá.

Para o autor, "não é nenhuma maravilha da tecnologia, algo revolucionário"  é o mesmo que dizer simples, barato, fácil implantação.

O que seria um argumento oposto a isso?   Algo demasiadamente caro.


Então, quando ele se defende previamente de um argumento oposto, podemos concluir que antes que alguém fale que é caro, ele já descarta essa hipótese dizendo que não nenhuma maravilha de tecnologia.

Penso que o "x" da questão está na parte "defende-se previamente de um argumento oposto"


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo