Assinale a alternativa incorreta.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q950615 Ética na Administração Pública
Assinale a alternativa incorreta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta, é necessário compreender o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, conforme estabelecido pelo Decreto nº 1.171 de 1994. Esse código estabelece normas e princípios éticos que guiam o comportamento dos servidores públicos em seu dia a dia de trabalho.

A alternativa correta, ou seja, a alternativa incorreta, é a B. Abaixo, segue a justificação detalhada:

B - Não é vedado ao(à) servidor(a) público(a) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe prejuízos materiais.

Essa afirmação está incorreta. O Código de Ética é claro ao estabelecer que é dever do servidor público agir com eficiência, cortesia e respeito aos direitos dos cidadãos. Utilizar artifícios para procrastinar ou dificultar direitos é considerado antiético e contrário aos princípios do serviço público.

Análise das alternativas incorretas:

A - Essa alternativa está correta. A criação de Comissões de Ética nos órgãos públicos é uma obrigação para orientar sobre questões éticas.

C - A afirmação é correta. O servidor público deve sempre falar a verdade, mesmo que isso seja contrário aos interesses próprios ou da administração, promovendo a transparência.

D - Essa alternativa é correta. O exercício da função pública deve ser visto como parte integrante da vida pessoal do servidor, reforçando o compromisso ético e profissional.

E - A alternativa é correta. O tratamento respeitoso e cuidadoso dos usuários dos serviços públicos é um dever fundamental do servidor, além de buscar melhorar a comunicação com o público.

Com essa análise, agora você pode entender melhor como aplicar os princípios do Código de Ética e identificar alternativas incorretas em questões de concurso. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão:Incorreto



GAB B: Não é vedado ao(à) servidor(a) público(a) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe prejuízos materiais. 

Nem li as outras. "não é vedado" = "é permitido". É permitido isso? hahahaha

Não é vedado ao(à) servidor(a) público(a) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe prejuízos materiais. 

Essa foi de graça. Gabarito B.

Decreto 1.171

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo