A determinação da concentração total de Cálcio (Ca) por esp...
A determinação da concentração total de Cálcio (Ca) por espectrometria de absorção atômica em chama (F AAS) pode ser realizada empregando-se a chama ar-acetileno ou a chama óxido nitroso-acetileno. Considerando que uma amostra de interesse para a determinação do referido elemento contenha fósforo (P) na forma de fosfato (PO43-), em concentração relativamente elevada em relação à concentração do analito, qual a alternativa com as afirmações corretas?
I) Recomenda-se a adição de concentração elevada de La3+ na forma de cloreto a todas as soluções envolvidas na análise, considerando-se a utilização da chama ar-acetileno como sistema de atomização.
II) Recomenda-se a adição de K+ ou Cs+ na forma de cloretos, a todas as soluções envolvidas na análise, considerando-se a utilização da chama óxido nitroso-acetileno como sistema de atomização.
III) A interferência de ionização pode ser eliminada utilizando-se a chama óxido nitroso-acetileno como sistema de atomização, ou adicionando-se um supressor (tampão) de ionização a todas as soluções envolvidas na análise.
IV) A interferência de ionização pode ser evitada empregando-se a chama ar-acetileno como sistema de atomização.
V) A determinação de Ca mediante o uso da chama ar-acetileno, independentemente de sua concentração em uma amostra, não exige a utilização de agente de liberação, até mesmo quando presente em uma matriz que contém uma concentração relativa muito elevada de P.