Dentre os estudos contemporâneos da Biblioteconomia, as pesq...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - construtivista.
No contexto da Biblioteconomia, a abordagem construtivista, que é a correta para essa questão, foca em como o conhecimento é construído ativamente pelos indivíduos através de suas experiências e interações com o mundo ao seu redor. Carol Kuhlthau é conhecida por suas pesquisas que investigam como os usuários, especialmente em bibliotecas escolares, buscam e usam informações, abordando as habilidades e barreiras que enfrentam durante esse processo. A pesquisa dela se encaixa perfeitamente no construtivismo, uma vez que esse modelo enfatiza a importância do contexto pessoal e o papel ativo do aprendiz na construção do conhecimento.
Vamos analisar agora as alternativas incorretas:
B - Positivista: O positivismo é uma abordagem que busca a objetividade e a isenção de valores na pesquisa, focando em fatos observáveis e quantificáveis. Isso contrasta com a abordagem de Kuhlthau, que valoriza a experiência subjetiva e a construção pessoal do conhecimento.
C - Sistêmica: A abordagem sistêmica trata de entender os elementos como parte de um sistema interligado. Embora útil em muitos contextos, ela não reflete o foco de Kuhlthau em como indivíduos constroem conhecimento pessoalmente.
D - Patrimonialista: Essa abordagem enfatiza a preservação de patrimônio, algo que não se relaciona diretamente com o estudo das interações informacionais dos usuários nas bibliotecas, como investigado por Kuhlthau.
E - Funcionalista: O funcionalismo busca entender a função das instituições na sociedade. Embora relevante em estudos sociais, não se alinha com o foco no processo individual de busca de informações proposto por Kuhlthau.
Portanto, a pesquisa de Carol Kuhlthau é corretamente associada à abordagem construtivista, que explora como os indivíduos constroem conhecimento de maneira ativa, considerando suas experiências e contextos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conforme Antunes e Duarte (2016, p. 22):
Fialho (2013) atesta que o modelo ISP de Kuhlthau foi desenvolvido sob a visão construtivista do aprendizado. De acordo com ela, o construtivismo aborda o aprendizado como um processo dinâmico, no qual o sujeito é agente ativo do próprio conhecimento. Todos os aspectos da experiência interagem orientados por sentimentos, que por sua vez, dialogam com pensamentos e ações. Neste enfoque, um ambiente construtivista de aprendizagem propicia para que o indivíduo crie sentido através de informação contextualizada, aquela vinculada às experiências do sujeito, por sua vez possuidor de conhecimentos prévios em relação a essa.
Gab. A
ANTUNES, Maria L. Amorim; DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal. Guided Inquiry e Construtivismo: novos métodos de aprendizagem e a biblioteca escolar. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 19-35, 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/112156
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo