Dentre os estudos contemporâneos da Biblioteconomia, as pesq...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1392810 Biblioteconomia
Dentre os estudos contemporâneos da Biblioteconomia, as pesquisas desenvolvidas por Carol Kuhlthau, notadamente no âmbito das bibliotecas escolares, investigando como os usuários buscam e usam os recursos disponíveis na biblioteca, bem como as habilidades e barreiras que interferem nesse processo, enquadram-se na abordagem
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - construtivista.

No contexto da Biblioteconomia, a abordagem construtivista, que é a correta para essa questão, foca em como o conhecimento é construído ativamente pelos indivíduos através de suas experiências e interações com o mundo ao seu redor. Carol Kuhlthau é conhecida por suas pesquisas que investigam como os usuários, especialmente em bibliotecas escolares, buscam e usam informações, abordando as habilidades e barreiras que enfrentam durante esse processo. A pesquisa dela se encaixa perfeitamente no construtivismo, uma vez que esse modelo enfatiza a importância do contexto pessoal e o papel ativo do aprendiz na construção do conhecimento.

Vamos analisar agora as alternativas incorretas:

B - Positivista: O positivismo é uma abordagem que busca a objetividade e a isenção de valores na pesquisa, focando em fatos observáveis e quantificáveis. Isso contrasta com a abordagem de Kuhlthau, que valoriza a experiência subjetiva e a construção pessoal do conhecimento.

C - Sistêmica: A abordagem sistêmica trata de entender os elementos como parte de um sistema interligado. Embora útil em muitos contextos, ela não reflete o foco de Kuhlthau em como indivíduos constroem conhecimento pessoalmente.

D - Patrimonialista: Essa abordagem enfatiza a preservação de patrimônio, algo que não se relaciona diretamente com o estudo das interações informacionais dos usuários nas bibliotecas, como investigado por Kuhlthau.

E - Funcionalista: O funcionalismo busca entender a função das instituições na sociedade. Embora relevante em estudos sociais, não se alinha com o foco no processo individual de busca de informações proposto por Kuhlthau.

Portanto, a pesquisa de Carol Kuhlthau é corretamente associada à abordagem construtivista, que explora como os indivíduos constroem conhecimento de maneira ativa, considerando suas experiências e contextos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conforme Antunes e Duarte (2016, p. 22):

Fialho (2013) atesta que o modelo ISP de Kuhlthau foi desenvolvido sob a visão construtivista do aprendizado. De acordo com ela, o construtivismo aborda o aprendizado como um processo dinâmico, no qual o sujeito é agente ativo do próprio conhecimento. Todos os aspectos da experiência interagem orientados por sentimentos, que por sua vez, dialogam com pensamentos e ações. Neste enfoque, um ambiente construtivista de aprendizagem propicia para que o indivíduo crie sentido através de informação contextualizada, aquela vinculada às experiências do sujeito, por sua vez possuidor de conhecimentos prévios em relação a essa.

Gab. A

ANTUNES, Maria L. Amorim; DUARTE, Adriana Bogliolo Sirihal. Guided Inquiry e Construtivismo: novos métodos de aprendizagem e a biblioteca escolar. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 19-35, 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/112156

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo