As figuras acima apresentam os rotores de três tipos comuns ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q526636 Engenharia Mecânica
As figuras acima apresentam os rotores de três tipos comuns de turbinas hidráulicas: a, b e c. Acerca desses rotores, julgue o item que se segue. 


As turbinas Kaplan têm pás fixas ou móveis no rotor. No caso de pás móveis, é possível ajustar individualmente o ângulo de cada pá. Essas turbinas são comuns em quedas d'água elevadas e apresentam pouca flexibilidade de ação diante das variações de capacidade e das variações de velocidade e queda. 


Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO. As turbinas Kaplan são utilizadas para quedas d'água elevadas e baixas vazões.

A turbina Kaplan é uma turbina hidráulica. Inventada por Viktor Kaplan. É adequada para operar entre quedas até 60 m (altura relativamente baixa, uma vez que a Francis opera em até 650 m). A única diferença entre as turbinas Kaplan e a turbina Francis é o rotor. Este assemelha-se a um propulsor de navio (similar a um hélice). Um servomotor montado normalmente dentro do cubo do rotor, é responsável pela variação do ângulo de inclinação das pás. O óleo é injetado por um sistema de bombeamento localizado fora da turbina, e conduzido até o rotor por um conjunto de tubulações rotativas que passam por dentro do eixo.

O acionamento das pás é conjugado ao das palhetas do distribuidor, de modo que para uma determinada abertura do distribuidor, corresponde um determinado valor de inclinação das pás do rotor.

As Kaplans também apresentam uma curva de rendimento "plana" garantindo bom rendimento em uma ampla faixa de operação. A Usina Hidroelétrica de Três Marias e Usina Hidrelétrica Engenheiro Sergio Motta utilizam turbinas Kaplan.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Turbina_Kaplan

As turbinas Kaplan têm pás fixas ou móveis no rotor. No caso de pás móveis, é possível ajustar individualmente o ângulo de cada pá. (O ângulo de todas as pás ajustáveis será o mesmo)

@Lucas Soares Schneider, atenção:

Essas turbinas são comuns em quedas d'água elevadas e apresentam pouca flexibilidade de ação diante das variações de capacidade e das variações de velocidade e queda. (São mais adequadas para vazões maiores com quedas d'água menores. Devido ao ângulo ajustável, confere a esse tipo de turbina muita flexibilidade de operação)

Bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo