A esquizofrenia é conceituada como uma doença que cursa com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1885976 Psiquiatria
A esquizofrenia é conceituada como uma doença que cursa com piora das funções mentais, que interfere na capacidade de discernimento em relação aos fatos habituais da vida ou contato adequado com a realidade. Estima-se que a prevalência da doença na população geral varia entre 0,5% e 1%. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. Casos novos são raros antes da puberdade e depois dos 35 anos. As mulheres apresentam um curso mais brando da esquizofrenia e, portanto, um melhor prognóstico e uma melhor possibilidade de adaptação social.

II. Observa-se que aproximadamente 80% dos pacientes apresentam melhora significativa ao longo de um período médio de acompanhamento de 5 a 6 anos. Porém, com o avançar da idade, há uma piora gradual na sintomatologia.

III. Definição de delírio: o indivíduo crê em idéias falsas, irracionais ou sem lógica. Em geral, são temas de perseguição, grandeza ou místicos.

IV. Definição de ilusão: o paciente percebe estímulos que em realidade não existem, como ouvir vozes ou pensamentos, enxergar pessoas ou vultos.

V. Os esquizofrênicos que atingem capacidade de trabalho demonstram melhor prognóstico, pois conseguem estabelecer contato mais adequado com a realidade, estudam, frequentam universidades, formam-se, exercem profissões e se casam. Os casos mais reservados são encontrados nos indivíduos que têm severa perturbação da comunicação, das relações sociais e com perturbação do juízo de realidade, que permanecem dependentes dos familiares.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas