Com relação à avaliação psiquiátrica na infância e adolescên...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3084620 Psiquiatria
Com relação à avaliação psiquiátrica na infância e adolescência, analise as afirmativas abaixo:

I. Além de saber reconhecer os sinais que a criança fornece no decorrer de sua entrevista e seu exame, o psiquiatra infantil é obrigado a conhecer o seu universo, não somente familiar e afetivo mas também cultural.

II. Destaca-se a necessidade de verificação de transtornos psiquiátricos na família, uma vez que eles representam não somente a possibilidade de quadros recorrentes, como também alterações na própria dinâmica familiar, decorrentes de patologia parental.

III. A criança é avaliada psiquiatricamente a partir das formas como se comunica e interage com o mundo, isto é, a partir da linguagem e das condutas expressas (essas últimas devem ser vistas dentro de um modelo desenvolvimentista).

IV. A avaliação psiquiátrica deve valorizar primordialmente as alterações psicopatológicas, sem a necessidade de se realizar exame físico.

V. O exame neurológico é de fundamental importância, uma vez que muitas das síndromes psiquiátricas ocorrem concomitantemente a alterações neurológicas, sobretudo se pensarmos o paradigma de que, quanto menor a idade cronológica, mais a expressão do transtorno psiquiátrico será sensório-motora.


Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas