Considere a associação de uma turbobomba cuja curva caracter...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q526643 Engenharia Mecânica
Considere a associação de uma turbobomba cuja curva característica é mostrada na figura acima. A bomba está montada com um rotor impelidor de 135 mm de diâmetro e opera com frequência de rotação de 1.500 rpm. A curva do sistema no qual essa bomba é utilizada é mostrada em destaque.
Considerando essas informações e a figura, julgue o item seguinte.
Se forem empregadas duas bombas como essa em um arranjo em série, então, na operação simultânea dessas bombas, a vazão de água no circuito será elevada para 4,5 L/s, enquanto cada bomba, isoladamente, desenvolverá uma potência de aproximadamente 0,67 kW
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: CERTO?

 

Na associação em série a vazão não se mantém a mesma?

 

Alguém?

Na associação em série, na curva de 2 bombas, para cada valor de vazao, vc soma a altura manometrica da bomba. Entao a curva de 2 bombas intercepta a curva no sistema proxima da vazao de 4,5 l/s. Para esse ponto de operação, a pressão de bombeamento é de 150 Pa. Com esses valores, a potencia é calculada a partir da esquação, dando 0,675 kW. Na associação em serie, as bombas terao mesma potencia.

Paulo Oliveira, continuo sem entender de onde tirou "curva de 2 bombas". Toda vida na faculdade aprendi que duas bombas em série elevam altura manométrica mantendo vazão.

Escrevi correndo, foi mal. Temos que  elaborar a curva para as 2 bombas associas em série. Eu fiz o seguinte, para cada valor de vazão na curva de uma única bomba, no caso a do rotor de 135mm, somei os valores de pressao, sendo elas iguais só dobrar os valores.Então nessa nova curva para as 2 bombas, teremos que ela intercepta aproximadamente a curva do sistema, nos pontos de 4,5 l/s para vazao, e 150 kPa para pressao. 

Calculando pela fórmula, N = peso especifico x vazao volumetrica x Hman ou N = Pressao de bombeamento x vazao 

Dará para potência 0,675 kW

Deve-se achar o novo ponto de operação da bomba e, nesse caso, haverá variação da vazão sim.

Eu assumi que a ordenada da pressão é análoga à altura manométrica (H). Sendo assim, avaliando a cuva característica do sistema (CCS) e a curva característica da bomba (CCB) de rotor de 135mm, obtém-se o ponto de operação da bomba trabalhando sozinha. Sua potência é de aproximadamente 0,5 KW.

Na associação de duas bombas como essa, teremos que a altura manométrica dobraria (no gráfico basta utilizar a ordenada da pressão 90kPa -> 180kPa), fazendo a curva característica da bomba ser elevada. Obtém-se que a nova CCB é aproximadamente igual a CCB apra rotor de 180mm. Acha-se, então, o ponto de interseção da nova CCB com a CCS. A nova vazão é de 4,5 L/s com uma potência total de trabalho de aproximadamente 1,25kW. Sendo para cada bomba uma potência de 1,25kW/2 = 0,625.

A potência achada é um pouco diferente da potência do enunciado. Mas foi a única forma que achei para resolver o exercício.

Corrijam-me se eu estiver errado, por favor.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo