As figuras acima ilustram, esquematicamente, os componentes ...
O rendimento térmico do ciclo mostrado é dado pela razão entre a potência produzida na turbina e a energia térmica consumida na caldeira.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na verdade é a razão entre a potência LÍQUIDA ( Turbina - Bomba ) e a energia térmica consumida na caldeira.
A eficiência de um ciclo Rankine é dada pela razão entre a diferença da potência da turbina e da bomba e pelo calor adicionado na caldeira. Levar em consideração somente a potência da turbina seria um erro, mesmo o trabalho da bomba sendo muito menor.
o trabalho na bomba é desorezível.
pra mim, o erro está na afirmação de que a caldeira CONSOME energia térmica. Ela PRODUZ energia térmica na forma de vapor
Pessoal, concordo com o comentário de todos, porém, acredito, se eu não estiver enganado, que todos esqueceram de um detalhe. A questão fala, além do erro aqui comentado pelos colegas, da relação entre potência e energia. Potência e energia são coisas diferentes. Potência é a taxa de energia... digamos assim. Quando coloca na razão da eficiência, não fica adimensional, então a questão, ao meu ver, já começou errando aí também... Só pra complementar o comentário dos colegas
Num ciclo de Rankine o rendimento térmico é igual a razão entre o trabalho líquido no ciclo e o calor absorvido pela caldeira, sendo que o trabalho líquido é diferença entre o trabalhos da turbina e bomba.
Wtub = h3 - h4
Wpumb= h2 - h1
Wliq = ( h3 - h4) - ( h2 - h1)
qH = (h3 - h2)
%t = Wliq/qH
O trabalho líquido também pode ser determinado calculando-se o calor rejeitado no condensador, qL,
qL = ( h4 - h1)
Wlig = qH - qL
%t = (qH - qL0 / qH
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo