As figuras acima ilustram os diagramas pressão (p) × volume ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q526649 Engenharia Mecânica
As figuras acima ilustram os diagramas pressão (p) × volume (v) para os ciclos padrões de Otto e Diesel. Considerando esses ciclos de funcionamento e demais características pertinentes, julgue o  item.


A autoignição em um ciclo Otto refere-se à detonação da mistura não queimada, quando sua temperatura é elevada excessivamente. Essa ocorrência acarreta perda de potência e danos ao motor. Combustíveis de alta octanagem são indicados para evitar esse problema. 


Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"A octanagem é definida como um índice de detonação de um determinado combustível comparado com a detonação de um combustível de referência formado por uma mistura de n-heptano (C7H16), como referência de octanagem zero (0) e o 2-2-4-trimetil pentano (iso-octano) como referência cem (100). Por exemplo, um combustível de octanagem 85 indica que esse produto tem a mesma tendência de detonar no motor padrão de testes sob as mesmas condições de uma mistura de combustível formada por 85% de iso-octano e 15% de n-heptano. Há combustíveis, tais como gasolina de competição usada na Formula 1 e o etanol que possuem número de octanagem acima de 100. O etanol, por exemplo, possui número igual a 110. Para determinar esses valores, são usados outros combustíveis de referência que atingem 120 de octanagem. Combustíveis de alta octanagem previnem detonações “fora-de-hora” e os combustíveis baratos e de baixa octanagem as facilita."

http://www.blog.spaturbo.com.br/detonacao-entenda-o-que-e-e-como-evitar/


Certo!

 

Octanagem é a medida de resistência do combustível à pressão que ele sofre dentro da câmara de combustão do motor. Ou seja, é a capacidade que ele tem de resistir, em mistura com o ar, ao aumento de pressão e de temperatura  sem detonar (isso sem que a faísca de vela tenha sido disparada pelo sistema de ignição). Quanto maior a octanagem, maior será a resistência do combustível à detonação. Assim, com maior octanagem é possível que os motores operem com maiores taxas de compressão.

Detonação da mistura não queimada? Pô CESPE, assim dá pra confindir com presença de mistura rica (excesso de combustivel), vela falhando, problema elétrico...etc

Quanto maior a octanagem, maior será a resistência do combustível à detonação.

Concordo com o Luis, a autoignição ocorre antes da centelha

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo