Um professor de português, para propor uma atividade a seus...
Se a matemática é a rainha das ciências a física é a princesa. Apesar do surpreendente avanço do conhecimento nas mais diversas áreas poucas disciplinas podem se gabar de que são capazes de provar hipóteses da forma mais elegante possível que é postular a existência de uma coisa e depois encontrá-la experimentalmente.
FOLHA DE S.PAULO. São Paulo, 22 mar. 2014, A2.
Na chave de respostas do exercício, o número de vírgulas obrigatórias a serem colocadas no texto, de acordo com a norma-padrão, é
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra B, que indica que há 3 vírgulas obrigatórias a serem colocadas no texto de acordo com a norma-padrão.
A questão aborda o tema da pontuação, mais especificamente o uso correto das vírgulas, um item essencial para a clareza e a correta interpretação das frases em textos escritos. Para resolver essa questão, é necessário saber identificar as regras de uso da vírgula, como a separação de orações, enumerações e frases explicativas.
Vamos analisar a frase fornecida no enunciado:
"Se a matemática é a rainha das ciências a física é a princesa. Apesar do surpreendente avanço do conhecimento nas mais diversas áreas poucas disciplinas podem se gabar de que são capazes de provar hipóteses da forma mais elegante possível que é postular a existência de uma coisa e depois encontrá-la experimentalmente."
Agora, vamos colocar as vírgulas onde são necessárias:
1ª vírgula: Se a matemática é a rainha das ciências, a física é a princesa.
2ª vírgula: Apesar do surpreendente avanço do conhecimento nas mais diversas áreas, poucas disciplinas podem se gabar de que são capazes de provar hipóteses da forma mais elegante possível, que é postular a existência de uma coisa e depois encontrá-la experimentalmente.
3ª vírgula: ...da forma mais elegante possível, que é postular...
Portanto, há três vírgulas obrigatórias:
- Após "ciências", separando as orações coordenadas.
- Após "áreas", separando a oração subordinada da principal.
- Antes de "que é postular", numa oração explicativa.
Agora, vamos justificar as alternativas incorretas:
- Alternativa A (1 vírgula): É incorreta, pois subestima a quantidade de vírgulas necessárias para separar adequadamente as orações e elementos explicativos do texto.
- Alternativa C (5 vírgulas): É incorreta, pois adiciona mais vírgulas do que o necessário, quebrando a fluidez do texto.
- Alternativa D (7 vírgulas): É incorreta, pelo mesmo motivo da alternativa anterior, exagerando na pontuação.
- Alternativa E (9 vírgulas): É incorreta, pois coloca vírgulas em excesso, o que pode atrapalhar a clareza e a leitura do texto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se a matemática é a rainha das ciências, a física é a princesa. Apesar do surpreendente avanço do conhecimento nas mais diversas áreas, poucas disciplinas podem se gabar de que são capazes de provar hipóteses da forma mais elegante possível, que é postular a existência de uma coisa e depois encontrá-la experimentalmente.
Está certo, o gabarito ?
Olá,
Tudo bem? Alguém poderia, por gentileza, justificar sintaticamente (de acordo com a gramática normativa) o uso das vírgulas exigidas no texto?!
Muito obrigado e bons estudos!
A melhor dica que devemos levar para a prova é a famosa Ordem Direta do Discurso: Sujeito + Predicado + Objeto + Advérbio
A vírgula Não será empregada na Ordem Direta e sempre que houver a inversão dessa ordem, será adequada seu uso.
Breve exemplo: Maria procurou seu gato desesperadamente (ordem direta). Desesperadamente, Maria procurou seu gato
Outra boa dica é entendermos das orações subordinadas. Há uma oração principal e uma (ou mais) oração(ões) subordinadas. Quando a oração subordinada estiver deslocada, haverá a vírgula. Caso contrário, a vírgula é inaplicável.
Exemplificando: Maria se cansou de tanto procurar seu gato. Invertendo temos: De tanto procurar seu gato, Maria se cansou.
Bom, feitas essas preliminares, vamos ao comando da questão.
Se a matemática é a rainha das ciências,(inversão da oração subordinada adverbial condicional) a física é a princesa.
Apesar do surpreendente avanço do conhecimento nas mais diversas áreas,( inversão da oração subordinada adverbial concessiva) poucas disciplinas podem se gabar de que são capazes de provar hipóteses da forma mais elegante possível ,(separar a oração subordinada adjetiva explicativa) que é postular a existência de uma coisa e depois encontrá-la experimentalmente.
Obrigado pelo comentário Alexandre Baêta, bem esclarecedor.
E por que a última oração não poderia ser subordinada adjetiva restritiva?
Bons estudos!
Galera,as vírgulas são colocadas : Se a matemática é a rainha das ciências, a física é a princesa. Apesar do surpreendente avanço do conhecimento, nas mais diversas áreas, poucas disciplinas podem se gabar de que são capazes de provar hipóteses da forma mais elegante possível que é postular a existência de uma coisa e depois encontrá-la experimentalmente.
Ou seja, três vírgulas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo